'Cirurgia no chão e sem anestesia': diretora do MSF relata crise em Gaza

Os hospitais em Gaza passam por uma grave crise e cirurgias em crianças são feitas no chão e sem anestesia, relatou a diretora-executiva do Médico Sem Fronteiras Brasil Renata Reis em entrevista ao UOL News.

O Médico Sem Fronteiras atua em quatro hospitais em Gaza há muitos anos, e a situação que temos hoje nesses hospitais é de catástrofe. Cirurgias acontecendo no chão de hospitais em crianças e sem anestésico. É algo inimaginável do ponto de vista humanitário.

Diretora-executiva do Médico Sem Fronteiras Brasil

Segundo Renata Reis, o que acontece no local hoje "é um total desrespeito ao Direito Internacional". Ela afirma ainda que a maioria das vítimas é formada por mulheres e crianças que buscam os hospitais tentando encontrar ajuda médica.

A diretora-executiva do Médico Sem Fronteiras Brasil ainda destaca que mesmo antes da guerra os hospitais da região já eram abastecidos com ajuda externa e que a crise agora se agravou.

É preciso dizer que por ser uma crise crônica, esses hospitais já eram abastecidos em sua maioria com ajuda estrangeira, externa, diariamente e há muito tempo. Estou falando da entrada de 300 a 500 caminhões por dia em Gaza.

Diretora-executiva do Médico Sem Fronteiras Brasil

MSF: Gaza tem 800 feridos por dia; bloquear combustível é sentença de morte

Sobre o possível bloqueio da entrada de combustível em Gaza, Renata Reis diz que seria o mesmo que sentenciar algumas pessoas à morte.

Continua após a publicidade

A situação de falta de combustível em Gaza é crítica exatamente porque é um conflito com uma expectativa de 800 a mil feridos por dia. Crianças que estão em incubadora ou pessoas que precisam de respiração artificial, por exemplo, estão vivendo um dia que é quase uma sentença de morte. Se o combustível dos hospitais acaba, não há o que as equipes possam fazer.

Diretora-executiva do Médico Sem Fronteiras Brasil

Os combustíveis também são importantes para filtragem de água potável em Gaza, um outro drama complexo numa situação dessas. São 2 milhões de pessoas sitiadas com água salgada neste momento.

Diretora-executiva do Médico Sem Fronteiras Brasil

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.