Brasileira sofre xenofobia: 'Sou portuguesa de raça. Volte para sua terra'
Uma brasileira de 35 anos gravou o momento em que foi vítima de xenofobia por uma mulher portuguesa no aeroporto do Porto, em Portugal.
O que aconteceu:
Um vídeo gravado pela vítima mostra a portuguesa afirmando que a brasileira pode gravar o rosto dela e publicar na internet. A portuguesa é contida por outra mulher, mas ainda continua falando:
Sua porca. Vá para a sua terra, sua porca. Eu sou portuguesa de raça. Você que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da put*.
Portuguesa em vídeo
A vítima, que não quis ser identificada, disse ao jornal Gazeta Bragantina que o ataque ocorreu enquanto ela aguardava um voo de volta para Barcelona, na Espanha, onde trabalha e reside atualmente.
A confusão teria se iniciado quando a mala de uma amiga da portuguesa caiu no pé da brasileira, que teria dito "aí, doeu". A portuguesa do vídeo teria respondido: "Doeu? É problema seu" e continuou ofendendo a vítima, declarando que a brasileira "não era bem-vinda em Portugal".
Os ataques xenofóbicos e os xingamentos continuaram mesmo após a brasileira acionar um segurança do aeroporto.
A brasileira, que tem cidadania italiana, disse ao jornal que vive na Europa há 7 anos e 3 meses e nunca vivenciou uma situação parecida com este ocorrido.
"Viajo pela Europa há anos e nunca passei por nada parecido. Precisei voltar a Barcelona por conta do trabalho, mas pretendo tomar providências para que isso não volte a acontecer, não apenas comigo, mas com todos os brasileiros que vivem e trabalham aqui", afirmou a brasileira, sem detalhar qual medida planeja tomar. Ainda não há informações sobre a identificação da portuguesa gravada proferindo os ataques xenofóbicos.
A reportagem tenta contato com o aeroporto do Porto. A matéria será atualizada tão logo haja manifestação.
Aumento da xenofobia contra brasileiros em Portugal
Uma matéria de TAB mostrou que o caso da brasileira não é isolado —confirma no vídeo acima. Entre 2017 e 2021, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 505%, segundo balanço da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial do país.
Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português divulgados em 20 de setembro indicam que são quase 400 mil brasileiros vivendo no país — sem contar os que estão sem documentos e quem têm dupla cidadania. Estimativas de estudiosos do fenômeno imigratório avaliam que o total de brasileiros que vivem em Portugal pode chegar ao dobro disso.
Portugal tem 10,4 milhões de habitantes — portanto, a depender da estimativa, os brasileiros representam entre 4% e 8% da população.
A reportagem de TAB também apresentou o relato de brasileiros chamados de "lixo" e ouvindo frases como "mulheres brasileiras são putas".
Deixe seu comentário