Tales: Lula está sendo pressionado para ter atitudes mais duras com Israel
O colunista Tales Faria revelou, em participação no UOL News desta quarta (8), que ministros do PT pressionam Lula para que ele endureça o discurso contra Israel. O presidente já demonstrou irritação pela demora para autorizar o grupo de brasileiros a deixar a Faixa de Gaza pela fronteira de Rafah.
Lula está bem irritado, mas há outra questão que começa a surgir: o que fazer? Ele está sendo muito pressionado, especialmente pelos ministros mais ligados ao PT para ter atitudes duras. A Colômbia já rompeu relações diplomáticas com Israel e outros países estão chamando seus embaixadores. Isso é uma possibilidade que está na mesa, e os ministros petistas estão pressionando para isso. Tales Faria, colunista do UOL
Segundo Tales, Lula não se mostra disposto a romper relações com Israel. O colunista explicou que diplomatas mais próximos ao presidente o estão aconselhando a ter cautela para a tomada de decisões. Uma das possíveis medidas seria chamar o embaixador brasileiro em Israel, o que sinalizaria este descontentamento.
Porém, diplomatas que giram em torno do presidente estão dizendo 'calma' e para não tratar dessa questão com o fígado. O Netanyahu passa, mas as relações entre Brasil e Israel devem permanecer e não ser rompidas. Chamar o embaixador é uma hipótese cada vez mais provável se os brasileiros continuarem sendo impedidos de sair de Gaza. Tales Faria, colunista do UOL
O colunista chamou a atenção para uma possível interpretação da retenção dos brasileiros em Gaza, dada a proximidade do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu com bolsonaristas.
Netanyahu é muito ligado aos bolsonaristas. Suspeita-se que ele deseja que aconteça algo terrível e que se jogue a culpa nas costas do Lula. Essa é a grande suspeição. Tales Faria, colunista do UOL
Boulos: Obras sem licitação são maior escândalo recente de corrupção em SP
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou que os gastos do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) com obras sem licitação, revelados com exclusividade pelo UOL, "são o maior escândalo de corrupção dos últimos tempos" na capital paulista. O parlamentar questionou o caráter emergencial de algumas destas obras e acusou a atual gestão de beneficiar construtoras.
Esse é o maior escândalo de corrupção das últimas décadas na cidade de São Paulo. Talvez desde os precatórios de [Paulo] Maluf e [Celso] Pitta não tivemos um esquema tão absurdo de jorrar dinheiro público como esses das obras sem licitação do Ricardo Nunes. Guilherme Boulos, deputado federal (PSOL-SP)
Nunes é o prefeito de São Paulo que mais gastou com obras sem licitação em 14 anos, como aponta levantamento do TCM (Tribunal de Contas do Município), a pedido do UOL. O valor dos contratos emergenciais firmados entre janeiro de 2022 e outubro de 2023 chega a R$ 3,7 bilhões - 294,5% a mais do que os quatro últimos prefeitos juntos.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Veja a íntegra do programa:
Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberOnde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.