Netanyahu diz que Autoridade Palestina 'não é competente' para assumir Gaza

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse ontem (18) que a Autoridade Palestina não é competente para governar a Faixa de Gaza.

O que aconteceu

Netanyahu disse que a Autoridade Palestina, "em sua forma atual", não é competente para "assumir a responsabilidade" sobre Gaza. Ele fez a afirmação em uma entrevista coletiva em Tel Aviv.

O premiê israelense criticou o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, por não condenar os ataques do Hamas. "Não podemos ter uma autoridade civil em Gaza que apoie o terror, incentive o terror, pague o terror e ensine o terror", declarou.

O comentário foi feito após o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmar que a Autoridade Palestina deve assumir Gaza após a guerra. Em um artigo ao jornal Washington Post, ele afirmou que Gaza e a Cisjordânia, território palestino que vem sendo colonizado por israelenses, sejam governadas por uma Autoridade Palestina "revitalizada".

Netanyahu tem defendido que Israel mantenha controle militar sobre a Faixa de Gaza. Ele vem repetindo o argumento de que o governo de Abbas foi conivente com as ações do Hamas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.