Maior iceberg do mundo se solta após mais de 30 anos preso ao fundo do mar
O maior iceberg do mundo, com 4 mil quilômetros quadrados, começou a se mover após mais de 30 anos preso ao fundo do oceano na Antártida.
O que aconteceu
Batizado de A23a, ele é quase três vezes o tamanho da cidade de São Paulo, com uma área de aproximadamente 1.521 quilômetros quadrados. Sua plataforma de gelo possui espessura de 400 metros, o que representa quase a altura do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (396 metros).
Após mais de três décadas imóvel no Mar de Weddel, na Antártida, ele começou a se movimentar rapidamente este ano, segundo os cientistas.
Segundo os cientistas, a movimentação recente do iceberg é atribuída a ventos e correntes marítimas. Ele estava imóvel desde 1986.
O A23a será provavelmente lançado na Corrente Circumpolar Antártica em direção ao Atlântico Sul, seguindo a rota conhecida como "iceberg alley". Esta rota foi explorada por Sir Ernest Shackleton em 1916 para escapar da Antártida após a perda de sua embarcação, o Endurance.
Se o iceberg encalhar na ilha da Geórgia do Sul, pode prejudicar a vida selvagem, afetando rotas de forrageamento de milhões de focas, pinguins e aves marinhas. A rota de forrageamento é um processo complexo que envolve a busca e exploração de recursos alimentares por animais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.