Com vaias a Kirchner e Fernández, Milei é empossado presidente da Argentina
O Congresso declarou Javier Milei empossado no cargo de presidente da Argentina na manhã de hoje.
O que aconteceu
Milei fez seu juramento no Congresso pouco antes do meio-dia. Na plateia do Congresso, houve gritos de "liberdade" e vaias dirigidas ao agora ex-presidente Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner.
O presidente argentino recebeu emocionado a faixa presidencial das mãos de Fernández. Na sequência, Victoria Villarruel, vice de Milei, também fez seu juramento — ela acumulará o cargo de presidente do Senado.
Formalmente empossado, Milei deixou o local sem dar declarações, como ocorre tradicionalmente, e discursou para o público presente do lado de fora. Ele disse que não faria discurso no Congresso, num gesto simbólico de mostrar que não se preocupa com os políticos, mas com o povo.
Hoje iniciamos a reconstrução do nosso país. Os argentinos expressaram vigorosamente uma vontade de mudança que não tem retorno. Não há como voltar atrás, enterramos décadas de fracassos e disputas sem sentido. Começa uma era de paz e prosperidade, de liberdade e progresso. Tal como a queda do Muro de Berlim marcou o fim de um período trágico para o mundo, estas eleições marcaram o ponto de virada na nossa história. Trecho de discurso de Javier Milei
A posse de Milei foi acompanhada por chefes de Estado e líderes da direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. A presença do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, fez com que o evento tivesse segurança reforçada. O presidente argentino abraçou o ucraniano antes de discursar pela primeira vez no cargo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.