Antes de 1º discurso, Javier Milei conversa com Zelensky e recebe abraço
Antes de subir ao púlpito e fazer seu primeiro discurso como presidente empossado da Argentina, Javier Milei trocou afagos com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
O que aconteceu
Após fazer juramento e receber a faixa de presidente, Javier Milei foi para a escadaria do Parlamento argentino para discursar à população. Antes, entretanto, ele conversou por cerca de um minuto com Zelensky — outras autoridades internacionais estavam próximas para prestigiar a cerimônia de posse.
Nas imagens, Milei e Zelensky conversam, mas não é possível saber o teor do assunto tratado. Em seguida, o argentino e o ucraniano se abraçam e só então Javier vai discursar.
A viagem de Zelensky para a posse de Milei é a sua primeira visita à América do Sul desde a deflagração da guerra contra a Rússia, no começo do ano passado.
Foi montado um forte esquema de segurança para a estadia do líder ucraniano na Argentina. Um protocolo para a derrubada de aviões que sobrevoassem o espaço aéreo argentino sem autorização foi adotado, conforme o jornal local Clarín.
Dias depois de ser eleito, Milei conversou com Zelensky por telefone e se ofereceu para organizar uma cúpula entre a Ucrânia e países da América Latina.
A posse de Javier Milei tem a presença de outros representantes da extrema-direita no mundo, a exemplo do ex-presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.