Como Milei conseguiu nomear irmã para cargo? Entenda o que é nepotismo

O presidente da Argentina,Javier Milei, nomeou a irmã para um cargo no governo. Para isso, ele precisou revogar um decreto que vedava o nepotismo. Entenda:

O que é nepotismo

O nepotismo consiste no favorecimento de parentes em relações de trabalho ou emprego. Ou seja, os laços de parentesco acabam se sobrepondo a avaliações de mérito para o exercício de funções públicas.

No Brasil, considera-se nepotismo a prática pela qual um agente público usa do seu poder para nomear, contratar ou favorecer parentes. O vínculo pode ser consanguíneo ou de afinidade.

A prática é considerada uma violação ao princípio da impessoalidade administrativa. Ou seja, com o nepotismo, ocupantes de cargos públicos estabelecem privilégios a parentes, enquanto a capacidade técnica dos indicados fica de lado.

Na Argentina, um decreto sobre o tema foi editado no governo de Maurício Macri, em 2018. O texto dizia o seguinte:

Não serão permitidas nomeações de pessoas, em qualquer modalidade, em todo o setor público nacional, que tenham algum vínculo de parentesco tanto em linha reta como em linha colateral até o segundo grau, com o presidente e vice-presidente da Nação, chefe de gabinete de ministros, ministros e demais funcionários com hierarquia de ministro.
Lei argentina sobre o nepotismo

Como Milei conseguiu nomear a irmã

Em um de seus primeiros atos de governo, Milei revogou o texto que havia sido assinado por Macri.

Com isso, o presidente argentino nomeou a irmã, Karina, como secretária-geral do governo. Quem ocupa esse cargo é responsável por ajudar o presidente na concepção de políticas públicas, além de participar de tarefas cerimoniais e protocolares.

Continua após a publicidade

De acordo com o jornal Clarín, Karina é a pessoa mais próxima de Milei. O presidente argentino se emocionou durante a cerimônia de posse da irmã.

Deixe seu comentário

Só para assinantes