'Carajo', gesto obsceno e risadas: como foi a posse de Milei em fotos
Javier Milei foi oficialmente empossado no cargo de presidente da Argentina neste fim de semana, numa cerimônia que teve a ex-vice-presidente Cristina Kirchner mostrando o dedo do meio para opositores, a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e até do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apesar do conflito contra a Rússia.
Abaixo, algumas curiosidades do que rolou na cerimônia do novo presidente da Argentina.
O dedo de Cristina
A ex-vice-presidente Cristina Kirchner foi alvo de muitas vaias de apoiadores do ultradireitista Milei ao chegar no Congresso do país, para a cerimônia de posse. Ela, então, acenou e mandou beijos para apoiadores. Quando ficou de costas, mostrou o dedo do meio para correligionários do presidente recém-empossado.
Risada entre Milei e Cristina Kirchner
Apesar da hostilidade por parte de apoiadores de Milei, Cristina e o presidente eleito eram só risos. Em um momento da cerimônia, a ex-vice-presidente aponta para o bastão presidencial, faz um comentário e ambos começam a rir.
Não dá para entender exatamente o que os dois conversam. No entanto, a provável razão tem relação com o fato de Milei ter pedido para gravar o rosto de seus cachorros clonados.
El simbólico Bastón de Mando que recibió Javier Milei este domingo no es el que creó el reconocido orfebre Juan Carlos Pallarols, sino otro que lleva tallados a los cinco perros del flamante presidente: sus "hijos de cuatro patas" como suele llamarlos el líder de La Libertad? pic.twitter.com/CW1YRwgigp
-- Perfil.com (@perfilcom) December 10, 2023
Carajo em livro no Congresso
Milei escreveu no livro do Congresso assinado por todos os presidentes do país: "Viva la libertad, carajo!" (que significa literalmente "Viva a liberdade, caralho"). Este, inclusive, foi o lema de campanha do presidente recém-empossado. Apesar de ter o mesmo significado que em português, com o tempo o termo perdeu o valor de obscenidade.
Presença de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro esteve presente na cerimônia de posse de Javier Milei. Movimento foi visto como uma forma de antecipar a campanha eleitoral, segundo o colunista do UOL Tales Faria.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou o chanceler, Mauro Vieira, para a posse. Lula foi alvo de críticas de Milei durante a campanha.
Bolsonaro fora de foto com chefes de Estado
Segundo apuração da Folha de S. Paulo, Bolsonaro quis posar para a foto oficial do presidente argentino com outros chefes de Estado, porém foi barrado. Mandatários de países da região protestaram contra a presença do ex-presidente brasileiro. Fabio Wajngarten, que foi secretário de Bolsonaro e o acompanhava na comitiva, disse que não houve saia justa com presidentes de países sul-americanos.
Presença de Zelensky
Mesmo em guerra com a Rússia, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esteve presente na posse de Milei. Para o presidente recém-empossado, Zelensky deu um candelabro de 9 braços, um dos símbolos do judaísmo. Apesar de católico, Milei tem grande simpatia pela religião judaica.
Discurso para apoiadores
Em vez de fazer um discurso inaugural no Congresso da Argentina, o presidente resolveu falar das escadarias do local para seus apoiadores. Ele disse que a economia "vai piorar no curto prazo com ajuste fiscal duro" e que "não dá dinheiro" para grandes investimentos.
Deixe seu comentário