Cruzeiro é atingido por onda gigante no Mar do Norte e perde energia

Um cruzeiro que fazia uma viagem pelo Mar do Norte com cerca de 400 pessoas ficou sem energia após ser atingido por um vagalhão, uma onda gigante formada em alto-mar.

O que aconteceu

A onda gigante fez com que a embarcação perdesse energia na hora. Um passageiro gravava a imagem gerada pela câmera acoplada no convés do cruzeiro e flagrou o momento em que o barco é atingido.

O cruzeiro turístico viajava há 12 dias em busca das luzes da aurora boreal. Chamada MS Maud, a embarcação deixou a última parada na cidade de Floroe, na Noruega, na terça-feira (19) e deveria chegar ao Porto de Tilbury, no dia 23.

Após a perda de energia, o cruzeiro precisou ser conduzido manualmente. As turbinas estavam funcionando normalmente apesar do incidente, afirmou a companhia Hurtigruten ao jornal britânico Daily Mail.

Ninguém ficou ferido, mas passageiros relataram caos. Imagens publicadas nas redes mostram produtos da loja do cruzeiro no chão. A tripulação também ajudou os passageiros a manterem a calma em meio às ondas agitadas, relatou um homem ao Daily Mail.

A embarcação foi desviada para a Alemanha. A companhia afirmou que as condições climáticas fizeram o comando do cruzeiro tomar a decisão de desembarcar todos os passageiros e a tripulação nesta sexta (22) na cidade de Bremerhaven.

Os vagalhões, ou "rogue waves", são ondas gigantes formadas em alto-mar. Elas surgem geralmente sem aviso, mas dentro do contexto de um mar agitado —como é o Mar do Norte.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.