Conteúdo publicado há 11 meses

Venezuela diz ter derrubado avião vindo do México sem permissão de entrada

As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas, a principal força de defesa da Venezuela, afirmaram que derrubaram um avião vindo do México, na quinta-feira (26). A aeronave seria supostamente utilizada para o tráfico de drogas.

O que aconteceu

Avião partiu de Cozumel e entrou no território venezuelano sem autorização — de acordo com informação divulgada pelos militares venezuelanos.

O avião foi derrubado no município de Catatumbo, no noroeste do país, perto da fronteira com a Colômbia.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma aeronave destruída. "A Venezuela não será usada como plataforma do tráfico de drogas!", publicou no X (antigo Twitter) o chefe do Comando Estratégico Operacional da Força Armada, general Domingo Hernández Lárez.

O avião é um bimotor Gulfstream, branco, matrícula V3-GRS. Hernández Lárez disse que a aeronave foi detectada por radares venezuelanos entrando no espaço aéreo nacional com o 'transponder' desligado e sem permissão.

O chefe militar, que também divulgou uma fotografia do avião em chamas, não informou se houve vítimas, prisões ou drogas apreendidas. A Venezuela presume que a aeronave seria usada "por grupos transnacionais para o tráfico de drogas e armas na fronteira nacional", indicou sem oferecer mais detalhes.

Vizinho da Colômbia, maior produtor de cocaína no mundo, a Venezuela é considerada um local de trânsito de drogas para Estados Unidos e Europa.

*Com AFP

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.