Conteúdo publicado há 2 meses

Pesquisadores registram pela primeira vez um tubarão-branco recém-nascido

Pesquisadores norte-americanos registraram em vídeo e fotografias, pela primeira vez na história, imagens de um tubarão-branco recém-nascido, na costa da Califórnia, nos EUA.

O que aconteceu

O registro foi publicado ontem (29) pelo cineasta de vida selvagem Carlos Gauna e pelo doutorando em biologia Phillip Sternes. Ambos são da UCR (Universidade da Califórnia, em Riverside).

O filhote foi fotografado em uma praia de Santa Bárbara, na costa central da Califórnia, em 9 de julho do ano passado. Eles notaram que o tubarão de 1,5 metro era magro, pequeno e tinha nadadeiras arredondadas — uma característica geralmente observada em embriões. Também era inteiramente branco.

Em uma inspeção mais detalhada, eles notaram que o filhote estava coberto por uma película branca. Os grandes tubarões-brancos geralmente têm um contrassombreamento em seus corpos — dorso cinza e parte inferior branca — mas os autores concluíram que se tratava de um tubarão-branco, porque as fêmeas grávidas dessa espécie produzem um fluido leitoso no útero para seus embriões consumirem. O fluido é chamado de camada embrionária.

O recém-nascido foi avistado a cerca de 300 metros da praia. Fêmeas grandes, aparentemente grávidas, já foram vistas na mesma área antes, indicando que podem dar à luz nessa região da costa californiana.

Os grandes tubarões-brancos (Carcharodon carcharias) são os maiores tubarões predadores do mundo.

O local onde os tubarões-brancos dão à luz é um dos 'santos graais' dos cientistas que estudam esses animais. Ninguém jamais conseguiu identificar onde eles nascem, tampouco viu um filhote de tubarão recém-nascido vivo. Há tubarões-brancos mortos encontrados no interior de mães grávidas falecidas. Mas nada como isto que registramos
Carlos Gauna, pesquisador e cineasta da vida selvagem

Deixe seu comentário

Só para assinantes