Alpinista brasileiro é resgatado após se acidentar em montanha na Argentina

Um alpinista brasileiro de 37 anos foi resgatado após sofrer um acidente na Agulha Poincenot, uma montanha de 3 mil metros localizada em uma parte isolada da Patagônia argentina.

O que aconteceu

Thiago Campacci lesionou uma perna e teve ferimentos no abdômen. Ele teria caído de uma altura de 15 metros, informou o site El Patagónico. Após o acidente, na sexta (9), ele foi levado por amigos até um acampamento que funciona como apoio para os alpinistas, segundo o Corpo de Resgate Voluntário, que atua no local.

10 voluntários se deslocaram para prestar os primeiros socorros ao brasileiro. A equipe chegou ao acampamento por volta das 22h (horário local). Com o apoio de outros alpinistas, os voluntários conseguiram transportar Thiago por uma geleira até outro acampamento, onde uma aeronave conseguiria pousar para fazer o resgate.

Um helicóptero do Exército argentino precisou ser deslocado. A aeronave chegou ao local às 6h (horário local) de sábado (10) para acelerar o resgate. Thiago está internado em um hospital da cidade argentina de El Calafate, disse site El Patagónico. Não há detalhes sobre seu estado de saúde.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra trechos da operação de resgate. Nas imagens divulgadas pelo corpo de resgate é possível ver fotos dos voluntários no transporte de Thiago e o helicóptero chegando ao acampamento.

Brasileiro agradece ajuda. Em um comentário na página do Corpo de Resgate Voluntário, há um recado em nome de Thiago, dizendo que "todos foram incríveis" na ação conjunta para ajudá-lo. "A boa energia fez tudo dar certo. Me senti acolhido e querido por todos. Obrigado", diz a mensagem.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes