Lula chega ao Cairo e deve discutir guerra entre Israel e Hamas
O presidente Lula (PT) desembarcou em Cairo, capital do Egito, por volta das 9h40 no horário local (4h40 em Brasília).
O que aconteceu
Lula se encontra com o presidente egípcio Abdel Fatah Al-Sisi para discutir a guerra entre Israel e Hamas. O governo egípcio é mediador do conflito e foi fundamental nas negociações para a repatriação de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza.
Também serão assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. O Egito é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África. Em 2023, o comércio bilateral entre os países chegou a US$ 2,8 bilhões, atrás apenas da Argélia, com US$ 4,2 bilhões.
Após o Egito, Lula deverá seguir para Adis Abeba, capital da Etiópia, onde vai participar como convidado da Cúpula de Chefes de Estado e governo da União Africana. O evento acontece entre os dias 16 e 17 de fevereiro.
Há a expectativa de que, na Etiópia, Lula tenha um encontro bilateral com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
A ida à África será de cinco dias. Tanto o Egito quanto a Etiópia passaram a fazer parte do Brics, grupo econômico formado originalmente pelo Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.
-- Governo do Brasil (@govbr) February 14, 2024
Presidente Lula acaba de chegar ao Cairo para visita oficial.
O Egito é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na África, membro do BRICS, país convidado do @g20org, além de importante ator político regional e multilateral.
DIGITAL/PR pic.twitter.com/0j7FG0wtrv
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.