'Superterça' confirma favoritismo de Trump e Biden para disputarem eleição
O republicano Donald Trump venceu as primárias do seu partido em 14 estados, enquanto Joe Biden ganhou as primárias democratas em 15, segundo projeção da Associated Press.
O que aconteceu
São os resultados da "Superterça". É a mais importante data das primárias que antecedem as eleições dos Estados Unidos.
Quem votou: 16 estados e um território no Pacífico votaram ontem nos pré-candidatos republicanos e democratas para o pleito de 5 de novembro.
Nikki Haley deve desistir de pré-candidatura. A única adversária de Trump nas prévias republicanas planeja suspender sua candidatura nas primárias presidenciais republicanas em um discurso feito na manhã de hoje, informou o Wall Street Journal.
Única derrota de Biden foi em Samoa Americana. O atual presidente dos Estados Unidos teve um revés nas prévias para o empreendedor Jason Palmer, no território no Pacífico que agrupa ilhas orientais que pertencem aos EUA.
Veja os resultados em cada estado
- Alabama - TRUMP / BIDEN
- Alasca - TRUMP / Não teve para os Democratas
- Arkansas - TRUMP / BIDEN
- Califórnia - TRUMP / BIDEN
- Colorado - TRUMP / BIDEN
- Iowa - Não teve para os Republicanos / BIDEN
- Maine - TRUMP / BIDEN
- Massachusetts - TRUMP / BIDEN
- Minnesota - TRUMP / BIDEN
- Carolina do Norte - TRUMP / BIDEN
- Oklahoma - TRUMP / BIDEN
- Tennessee - TRUMP / BIDEN
- Texas - TRUMP / BIDEN
- Utah - TRUMP / BIDEN
- Vermont - NIKKI / BIDEN
- Virgínia - TRUMP / BIDEN
- Samoa Americana: Não teve para os Republicanos / PALMER
Quem são os pré-candidatos
Republicanos: Donald Trump x Nikki Haley. O ex-presidente lidera a corrida, na disputa com a também pré-candidata que já governou a Carolina do Sul.
Democratas: Joe Biden x Jason Palmer x Dean Phillips x Marianne Williamson. Além do atual presidente, estão na disputa o empreendedor Jason Palmer, o membro da Casa de Representantes dos Estados Unidos Dean Phillips e a líder espiritual Marianne Williamson.
Como estão as prévias
Antes de concorrer às eleições de 5 de novembro, presidenciáveis precisam conquistar delegados. Nos EUA, os eleitores não escolhem seus candidatos diretamente nas primárias e nos caucus, e sim elegem delegados que são encarregados de nomear em quem irão votar nas convenções nacionais de cada partido e eleger o candidato à Casa Branca.
Trump 995 x 89 Nikki. Trump soma até o momento 995 delegados e precisa de mais 220. Distante na disputa pela nomeação dos republicanos, Nikki tem apenas 89 delegados. Para ser indicado pelo Partido Republicano, é preciso atingir 1.215 delegados.
Biden tem atualmente 1.497 delegados. O atual presidente precisa de mais 471 para chegar ao total de 1.968 necessários para ser indicado pelo Partido Democrata.
Superterça se tornou completamente previsível, diz especialista.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberOs estados que estão realizando suas primárias apoiam, historicamente, os mesmos partidos. É improvável que Joe Biden e Donald Trump não disputem a cadeira presidencial dos Estados Unidos. Dos estados da Superterça, Colorado e Califórnia eram historicamente republicanos, mas viraram democratas desde Clinton e também se tornaram completamente previsíveis.
Paulo Velasco, professor de Política Internacional da UERJ
Quando ocorrem as convenções dos partidos: a republicana será em Milwaukee, entre 15 e 18 de julho. Os democratas se reúnem em Chicago, de 19 a 22 de agosto.
Deixe seu comentário