Conteúdo publicado há 2 meses

Raio atinge avião em pleno voo após decolar de aeroporto no Canadá; veja

Um avião foi atingido por um raio logo após decolar do YVR (Aeroporto Internacional de Vancouver), no Canadá, no último final de semana, e o momento foi captado em vídeo por um piloto em formação.

O que aconteceu

O voo, que parece ser uma aeronave da Air Canada com destino ao aeroporto de Londres-Heathrow, é visto decolando antes de ser atingido por um raio, que ilumina o céu. Ninguém ficou ferido e o voo seguiu normalmente seu curso logo após o incidente.

As imagens foram gravadas por Ethan West, um piloto em formação. Ele que costuma reservar um tempo para observar aviões no aeroporto de Vancouver, quando as aulas de pilotagem terminam. O aluno compartilhou o vídeo e a história com o portal de notícias canadense CityNews.

West afirma que se informou antecipadamente que o avião que decolaria naquele horário seria um Boeing 777-300, que ele considera o seu modelo favorito de aeronave. Por ser um bimotor de grande porte, ele pensou que seria interessante fazer um vídeo rápido por conta do som produzido por ele.

Eu só fiquei me perguntando o que iria acontecer. Do meu ponto de vista, eu queria saber se eles teriam que desviar, porque sei que existe, obviamente, uma série de medidas que eles [os pilotos] terão que seguir. Sei que não haveria nenhum problema sério, fiquei apenas me perguntando se eles teriam que desviar e se até mesmo os passageiros sabiam o que estava acontecendo.
Ethan West, piloto em formação

O autor do vídeo diz que aprendeu, no curso de pilotagem, que os aviões possuem mecanismos que os preparam para absorver eventuais raios. Segundo seus instrutores, diz ele, os relâmpagos "geralmente não são um grande problema", embora ele ressalte que as aeronaves passarão provavelmente por inspeção após pousarem, caso sejam atingidas.

Embora saiba que esse tipo de coisa acontece ocasionalmente, West admite que esta é a primeira vez que vê um raio atingir um avião.

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, os aviões de passageiros são geralmente atingidos por raios, em média, uma ou duas vezes por ano. Segundo a agência, as aeronaves são projetadas e construídas com um sistema que recebe o raio e conduz as correntes, evitando danos a equipamentos e riscos às pessoas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes