Quelonitoxismo: 9 morrem e 78 são hospitalizados por comer tartaruga
Oito crianças e uma mulher morreram após comer carne de tartaruga marinha na ilha de Pemba, em Zanzibar, arquipélago da Tanzânia, no leste da África. Pelo menos 78 pessoas também foram hospitalizadas.
O que aconteceu
O grupo foi vítima do quelonitoxismo, um tipo de intoxicação alimentar provocado pelo consumo de carne de tartaruga. O alimento é considerado uma iguaria pela população de Zanzibar, apesar dos riscos que oferece à saúde.
As mortes foram confirmadas por autoridades locais neste sábado (9). Segundo o médico Haji Bakari, do distrito de Mkoani, a mulher que morreu na sexta (8) era mãe de uma das oito crianças mortas. A carne de tartaruga foi consumida por eles na última terça (5).
As outras vítimas estão internadas no Hospital Abdalla Mzee Mkoani. O estado de saúde delas é estável, informou o médico ao jornal "The Citizen".
Diante do episódio, as autoridades de Zanzibar divulgaram uma mensagem pedindo que as pessoas evitem o consumo de tartaruga na região. O incidente não foi um caso isolado. Em novembro de 2021, sete pessoas, incluindo uma criança de 3 anos, morreram em Pemba depois de ingerir carne de tartaruga.
*Com informações da Associated Press
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.