Planadora e veloz: bomba russa é capaz de destruir prédio de vários andares
O exército russo tem usado um novo tipo de bomba na guerra contra a Ucrânia. Chamada de FAB-1500, ela é uma adaptação de uma arma da era soviética, mas se trata de uma bomba planadora, que pode ser guiada, com capacidade de destruir um edifício de vários andares.
O que se sabe sobre o armamento
A FAB-1500 é uma bomba que pode ser guiada por satélite e que "voa". No caso, ela conta com asas que permitem que ela "plane" até o seu destino. Ela é uma adaptação de uma bomba aérea de 1954 —a Rússia começou a trabalhar na atualização do armamento no início de 2023 para uso sistemático na Ucrânia.
O processo de atualização de bombas antigas transformou um armamento considerado "burro" em "inteligente", com possibilidade de ser direcionado com alta precisão contra alvos.
Pesando 1,5 tonelada, ela consegue atingir uma velocidade na casa dos 1.200 km/h. Segundo o site Army Recognition, ela é comumente usada em ataques em áreas industriais e urbanas. Sua precisão é de cerca de 14 metros, o que é suficiente para atingir alvos grandes fixos, como prédios e áreas militares.
A título de comparação, as bombas guiadas usadas pela Ucrânia, fabricadas pelos Estados Unidos, pesam cerca de 250 kg. Este modelo costuma ser adequado para ataques focais como um armazém ou uma ponte.
Não se sabe ao certo quando essas novas bombas da Rússia foram utilizadas pela primeira vez. Relatos sobre testes são ouvidos desde setembro do ano passado. A CNN relata que desde fevereiro tem havido investidas com o armamento, tendo como alvos as cidades de Kherson e Kharkiv.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.