Não é filme! Venezuela já abrigou prisão de luxo que tinha até zoológico

Por muitos anos, a prisão de Tocorón, na Venezuela, foi comandada pelo crime. Lá, foi construída uma espécie de cidade com comércio, piscina, zoológico e até uma boate.

Como era a prisão?

O Centro Penitenciário Estadual de Aragua, conhecido como Tocorón, foi construído em 1982. Há pelo menos uma década, a prisão estava sob controle direto dos detentos e era o centro de operações da facção criminosa Tren de Aragua, que opera em vários países da América Latina e tem como líder Héctor "El Niño" Guerrero, cujo paradeiro é hoje desconhecido.

Localizada a cerca de 140 quilômetros de Caracas, Tocorón tem uma área de 2,25 quilômetros quadrados e a capacidade para abrigar 750 presos —mas já chegou a ter mais de 7 mil, segundo a BBC.

O local conta com diferentes edifícios e instalações recreativas. De acordo com a agência de notícias RFI, Tocorón não é apenas um edifício dividido em celas, mas tem também casas de madeira para os reclusos com e suas famílias, piscina, parques infantis, boate, restaurantes, casa de apostas, estúdio de gravação, jardim, pista de motociclismo e até estádio de beisebol.

Piscina na prisão de Tocorón, na Venezuela
Piscina na prisão de Tocorón, na Venezuela Imagem: Reprodução / CNNE

Funcionamento de cidade. Comércios com adesivos de marcas como Balenciaga, Gucci e Nike nas vitrines chamaram a atenção da jornalista Ronna Rísquez, que visitou a prisão e escreveu sua experiência para a BBC em outubro do passado.

Interior da prisão de Tocorón, na Venezuela
Interior da prisão de Tocorón, na Venezuela Imagem: Reprodução / CNNE

Local também conta com zoológico particular. Com vista para a montanha, o zoológico da prisão abrigava pássaros, macacos, felinos, cavalos, porcos e outros animais. Todos eles ficavam em espaços adaptados de acordo com cada espécie.

"Aluguel". Também segundo a BBC, a população carcerária deveria pagar à organização para permanecer na prisão sem receber castigos físicos US$ 15 (R$ 75) por semana. Os presos também tinham que pagar por ligações telefônicas e outras comodidades, como camas ou estadias para visitantes.

Continua após a publicidade

Retomada de controle

Em setembro de 2023, mais de 11 mil militares e policiais da Venezuela tomaram a prisão de Tocorón. Com a operação, o centro penitenciário passaria "por um processo de reestruturação" e seria desocupado por completo, afirmou Caracas em um comunicado na ocasião.

O Trem de Aragua, que comandou Tocorón por anos, surgiu em 2014, realizando atividades criminosas como sequestros, roubos, tráfico de drogas, prostituição e extorsão. Com o passar dos anos, o grupo expandiu sua atuação para a exploração ilegal de ouro.

Como era o comando de Tocorón? Os "pranes", como são chamados os líderes de presos em presídios na Venezuela, e seus subordinados mantinham os demais detentos de Tocorón sob suas ordens.

"Condições desumanas". A ONG Observatório Venezuelano de Prisões descreve que o local foi "uma das prisões mais notórias da Venezuela devido às suas condições desumanas, à liderança extremamente violenta, à falta de controle por parte das autoridades penitenciárias e a presença de gangues criminosas."

*Com AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes