Conteúdo publicado há 23 dias

Israel usa pela 1ª vez o C-Dome, a versão marítima do Domo de Ferro; veja

As Forças de Defesa de Israel divulgaram imagens inéditas do sistema de defesa C-Dome em funcionamento pela primeira vez, com a interceptação de um drone que se aproximava do Mar Vermelho.

O que aconteceu

Vídeo mostra o drone invasor no radar e, segundos depois, explodindo ao ser interceptado sobre o mar. "Durante a noite, pela primeira vez, uma corveta de mísseis da classe Sa'ar 6 das IDF interceptou com sucesso um UAV (veículo aéreo não tripulado) que se aproximava do leste e cruzava em direção à área do Golfo de Eilat", informou o Exército israelense.

O drone supostamente entrou no espaço aéreo israelense perto da cidade de Eilat, no sul. Sirenes soaram para alertar a cidade portuária do Mar Vermelho na noite de segunda-feira (8).

Após o alerta, militares israelenses colocaram em funcionamento pela primeira vez o sistema de defesa C-Dome. "O alvo foi interceptado com sucesso pelo sistema de defesa naval 'C-Dome'", diz o comunicado de ontem das IDF no Telegram, acrescentando que "nenhum ferimento foi relatado e nenhum dano foi causado".

O que é o C-Dome e como funciona?

O C-Dome é a versão naval do Domo de Ferro (Iron Dome) - sistema de defesa contra foguetes de Israel que interceptou milhares de projéteis disparados de Gaza. Ativado em 2011 e com eficácia de cerca de 90%, ele funciona por meio de radares que detectam foguetes de curto alcance antes de destruí-los com seus próprios mísseis.

O C-Dome usa a mesma tecnologia, porém fica montado em navios. Revelado pela primeira vez em 2014, ele foi declarado operacional em novembro de 2022. "O artefato garante proteção circular completa da embarcação e alta probabilidade de abate contra um espectro completo de ameaças modernas — marítimas e costeiras", diz a empresa que o produziu.

Deixe seu comentário

Só para assinantes