Irã 'encerra assunto' e alerta EUA para 'ficar fora' de conflito com Israel
O Irã advertiu os Estados Unidos a "ficarem de fora" do conflito com Israel, após o ataque iraniano com drones neste sábado (13).
O que aconteceu
Irã também prometeu aumentar a força caso Israel "cometa outro erro". O ataque, confirmado pelos dois países, é uma retaliação ao bombardeio israelense contra o consulado iraniano na Síria que matou dois líderes militares do Irã.
O assunto pode ser considerado encerrado. Contudo, caso o regime israelita cometa outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre o Irã e o regime israelita desonesto, do qual os EUA devem ficar longe
Comunicado da Missão Permanente do Irã nas Nações Unidas, pelo X
Conducted on the strength of Article 51 of the UN Charter pertaining to legitimate defense, Iran's military action was in response to the Zionist regime's aggression against our diplomatic premises in Damascus. The matter can be deemed concluded. However, should the Israeli?
-- Permanent Mission of I.R.Iran to UN, NY (@Iran_UN) April 13, 2024
Biden se reuniu com sua equipe de segurança nacional. Usando a conta oficial da Presidência dos EUA no X (antigo Twitter), o democrata publicou uma foto do encontro e reafirmou seu compromisso com a segurança de Israel contra as ameaças do Irã.
I just met with my national security team for an update on Iran's attacks against Israel. Our commitment to Israel's security against threats from Iran and its proxies is ironclad. pic.twitter.com/kbywnsvmAx
-- President Biden (@POTUS) April 13, 2024
Sirenes são acionadas e Israel intercepta drones
Sirenes soaram em Jerusalém, onde explosões também foram ouvidas. Segundo as forças de defesa israelenses, o aviso sonoro também tocou: no norte e no sul de Israel, na região do Mar Morto, na área de Shomron, e na região de Negev.
Domo de Ferro interceptou drones. O governo de Israel compartilhou um vídeo dando "Graças a Deus" pelo sistema de defesa.
Israel orientou moradores a permanecerem perto de espaços seguros. "Não importa de onde a ameaça seja lançada, quando soar um alarme, você deve entrar no abrigo e esperar lá por pelo menos dez minutos. Atualizaremos em tempo real se você precisar permanecer lá por um período mais longo".
Ataque do Irã
Canal ligado à mídia estatal do Irã confirmou ataque de drones. Segundo a PressTV, a Guarda Revolucionária do Irã — também conhecida como Força Quds, responsável pelas operações militares internacionais iranianas — "lançou extensivos ataques com drones contra alvos em territórios ocupados", termo que o Irã usa para descrever Israel.
Espaço aéreo israelense foi fechado à 0h30 (18h30 em Brasília). O Iraque, que faz fronteira com o Irã, também anunciou o fechamento temporário do seu espaço aéreo e a interrupção do tráfego. Mais cedo, a Jordânia já havia comunicado a adoção da mesma medida, citando falhas nos serviços de GPS. Depois, o Líbano também suspendeu os voos.
Primeiro-ministro disse que Israel está 'preparado'. Em discurso transmitido pela TV, Benjamin Netanyahu garantiu que o país está preparado para enfrentar qualquer cenário, "tanto em defesa quanto em ataque", acrescentando que Israel conta com o apoio dos Estados Unidos e "de muitos outros países". As declarações foram feitas antes do anúncio sobre os drones iranianos.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receber(Com AFP e Deutsche Welle)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.