Testemunha diz que alertou polícia sobre atirador em comício antes de tiro

Uma testemunha relatou a um repórter da BBC que alertou a polícia antes do atentado que viu um homem armado com um rifle subindo no telhado de um prédio nas imediações de onde foi realizado o comício do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste sábado (13).

O que aconteceu

Homem identificado como Greg Smith relatou o ocorrido a um correspondente da BBC que estava no local. Em seu depoimento, Smith disse que estava acompanhando o comício quando viu o homem armado escalando o telhado atrás deles. Ele disse à BBC que não entendeu porque Trump seguiu com o discurso após o aviso às autoridades.

"Estou pensando comigo mesmo: 'Por que Trump ainda está falando, por que eles não o tiraram do palco'... a próxima coisa que você sabe, são cinco tiros", afirmou Greg Smith à BBC.

Trump foi alvo de um atentado enquanto discursava durante um comício na Pensilvânia. Ele levou um tiro de raspão na orelha e deixou o local após os agentes do serviço secreto americano matarem o atirador. O episódio foi todo transmitido ao vivo na internet.

À BBC, testemunha questionou fato de não haver seguranças em todos os telhados da região. Greg Smith relatou que tentou alertar as forças de segurança por cerca de quatro minutos, mas que, provavelmente, os policiais não teriam visto o atirador devido à inclinação do telhado.

As autoridades dos Estados Unidos identificaram o autor dos disparos como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Registrado como eleitor do Partido Republicano, segundo banco de dados de eleitores da Pensilvânia, ele foi morto por agentes do Serviço Secreto ainda no sábado (13), em Butler. Episódio é tratado como tentativa de assassinato pelas autoridades americanas.

Notamos o cara rastejando como um urso até o telhado do prédio ao nosso lado, a 15 metros de distância (...) Ele tinha um rifle, podíamos ver claramente um rifle - relato de Greg Smith à BBC.

Estamos apontando para ele, a polícia está lá embaixo correndo no chão, nós pensamos 'Ei cara, tem um cara no telhado com um rifle'... e a polícia não sabia o que estava acontecendo.(...) Por que não há Serviço Secreto em todos esses telhados aqui? Este não é um lugar grande. [É uma] falha de segurança, 100% de falha de segurança - relato de Greg Smith à BBC.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.