Mulher tem bola de pelo de 1 kg retirada do estômago no Equador
Uma mulher equatoriana de 24 anos passou por uma cirurgia para a retirada de um bezoar (espécie de massa indigerível encontrada no aparelho digestivo) do estômago nesta semana.
O que aconteceu
O bezoar tinha 40 centímetros de comprimento. De acordo com o Hospital Verdi Cevallos, em Portoviejo, na região costeira do Equador, onde foi realizada a cirurgia, a massa pesava cerca de 1 kg.
A massa gerava dores intensas, vômitos e extrema dificuldade para ingerir alimentos sólidos e líquidos. Devido à grande obstrução, que atingia também a primeira porção do intestino, a paciente havia perdido peso significativamente.
Bezoar ocupava toda a cavidade gástrica. Segundo Pedro Lovato, especialista em cirurgia geral que liderou o procedimento, a bola de pelo podia ser identificada até pelo toque externo.
Problema foi motivado por questões emocionais. "Trata-se de uma paciente com alteração psicoemocional, que a levou a ingerir os próprios cabelos. O diagnóstico definitivo foi feito por meio de videoendoscopia realizada pelo Serviço de Gastroenterologia", acrescentou o cirurgião.
A intervenção cirúrgica durou 45 minutos. Após a operação, a paciente recebeu alta hospitalar, mas continuará com acompanhamento intensivo, informou o Ministério da Saúde equatoriano.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.