Nipah: Vírus incurável mata adolescente na Índia e acende alerta no país
Um menino indiano de 14 anos morreu após ser infectado com o vírus Nipah, considerado um "patógeno prioritário" pela Organização Mundial da Saúde por sua propensão a causar epidemias.
O que aconteceu
Garoto morreu após parada cardíaca no domingo (21). Ele morava na cidade de Malappuram e estava internado no estado de Kerala, na Índia, informaram as autoridades locais.
Sessenta pessoas em situação de "alto risco" são monitoradas pelas autoridades indianas. O governo afirmou que montou 25 comissões para identificar e isolar as pessoas afetadas. Ao todo, 214 pessoas que tiveram contato com o garoto foram notificadas sobre o ocorrido.
Moradores da cidade foram aconselhados a usar máscaras. Eles também foram desencorajados a participar de aglomerações em lugares públicos.
Possibilidade de surto é mínima, afirma médico. À agência de notícia Reuters, o médico Anoop Kumar, diretor no Hospital Aster MIMS, de Calecute, afirmou que o ambiente em torno do garoto vai ser monitorado pelos próximos 10 dias, o que englobaria o tempo de incubação do vírus.
Vírus é incurável. Até o momento, não há vacina ou remédio para o Nipah. Os poucos sobreviventes da doença convivem com sequelas e são estudados pela Organização Internacional de Pesquisas em Saúde de Bangladesh, que busca entender como a resposta imunológica desses pacientes pode contribuir na criação de vacinas.
O que é o Nipah
Vírus com baixa chance de sobrevivência foi identificado pela primeira vez na Malásia, há 25 anos. Desde então, surtos foram registrados em Bangladesh, Singapura e Índia. A taxa de mortalidade do vírus, para o qual não existe vacina, varia de 40% a 75%, segundo a OMS.
Sintomas mais comuns da contaminação incluem febre alta, vômito e infecção respiratória. Em casos graves, a infecção pode levar a convulsões e encefalite e provocar o coma, assim como a morte.
O vírus é originalmente transmitido por contato entre morcegos contaminados e seres humanos. Ele também pode ser transmitido por alimentos contaminados ou diretamente entre pessoas após a primeira contaminação.
Período de incubação do vírus costuma ser de quatro a 15 dias. Os dados são da OMS. No entanto, segundo a organização, um período de incubação de até 45 dias foi relatado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.