Conteúdo publicado há 4 meses

Deputado: Maduro não autorizou ida de comissão às eleições

O deputado federal Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, relatou no UOL News da manhã desta sexta-feira (26), que o colegiado não obteve autorização do governo da Venezuela para acompanhar as eleições no país.

Os venezuelanos se preparam para a eleição presidencial mais importante dos últimos dez anos. Neste domingo (28), o país escolherá seu novo presidente, em uma eleição de turno único, na qual vencerá o candidato com mais votos.

Estamos acompanhando [as eleições] distantes, essa é realidade. Nós, por meio da comissão, recebemos convite da oposição na Venezuela para que nós designássemos um grupo de parlamentares para acompanhar a eleição como observadores internacionais. Perguntamos para este grupo representativo da oposição se eles teriam condições de nos recepcionar e garantir a segurança, e eles falaram que não. Fizemos contato com o Itamaraty, e eles deixaram claro que não é a função deles e, de fato, não é.

Fizemos o contato, como comissão, com o governo da Venezuela, por meio da embaixada venezuelana. Fica claro que o governo da Venezuela convida como observador internacional para acompanhar as eleições aqueles grupos políticos representativos que são mais simpáticos ao regime de Nicolás Maduro. Aqueles que são mais independentes ou mais à direita não têm oportunidade de poder acompanhar. O que não podemos fazer é mandar um grupo de parlamentares à Venezuela para acompanhar as eleições sem as devidas autorizações do governo.

Não apenas [por] segurança, mas por questão de autorização do governo venezuelano para entrarmos no país. Encaminhamos ofício e fizemos contato com a embaixada da Venezuela pedindo que acolhesse uma missão de parlamentares da comissão, mas não tivemos resposta alguma.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.