Conteúdo publicado há 5 meses

Pesquisas mostram empate técnico entre Trump e Kamala após saída de Biden

Pesquisas realizadas desde a última segunda-feira (22) analisaram as intenções de voto do eleitorado americano após a desistência de Joe Biden a reeleição. O UOL reuniu os resultados das principais pesquisas divulgadas desde então.

O que aconteceu

Kamala ainda não é candidata oficialmente. Após a desistência de Joe Biden, no último domingo, Kamala Harris passou a ser apontada como principal nome do partido democrata para as eleições deste ano. Diante da mudança, os institutos de pesquisa substituíram o nome do presidente pelo nome de Harris nas entrevistas.

Pesquisas analisam voto popular e não levam em consideração o sistema de colégio eleitoral. Nos Estados Unidos, o presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados. Um candidato precisa conquistar 270 dos 538 representantes (delegados) para ser eleito, e o número de representantes é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada Estado. Dessa forma, o candidato que recebe a maioria dos votos populares não será necessariamente eleito.

The New York Times/Siena College

Kamala não está em vantagem em relação a Trump, mas tem desempenho melhor que de Biden. A pesquisa divulgada na quinta-feira (25) mostrou Trump com 48% e a vice-presidente com 46% entre os eleitores registrados. Há três semanas, quando Biden estava na disputa, a diferença entre os candidatos era de 8 pontos percentuais.

Candidatos empatados tecnicamente. A pesquisa tem margem de erro de 3,3 pontos percentuais e foi feita com 1.142 eleitores registrados em todo o país entre 22 e 24 de julho.

The Times of London, SAY24/YouGov

Trump lidera com 46%, mas continua tecnicamente empatado com Kamala, que tem 44%. A margem de erro é de aproximadamente três pontos percentuais. A pesquisa foi feita com 1.170 eleitores registrados entre 22 e 23 de julho.

Cerca de 54% diz que o país está pronto para ter uma mulher na presidência. Cerca de 30% disse que o país não está pronto e 16% está indeciso. Em 2015, quando Hillary Clinton era candidata, os que acreditavam que o país estava pronto para liderança feminina eram 63%.

Continua após a publicidade

Mais de 40% dos entrevistados acredita que Harris diz o que as pessoas querem ouvir, e 32% acha que Trump faz o mesmo. Cerca de 30% das pessoas acham que Kamala diz o que acredita, e 46% pensa isso sobre Trump

Reuters/Ipsos

Kamala foi apoiada por 44% dos entrevistados e Trump por 42%. Na pesquisa passada, a vantagem de dois pontos percentuais era do republicano, que ainda tinha Biden como adversário. Nas duas ocasiões, os candidatos estão tecnicamente empatados.

Instituto já tinha comparado a população de Harris e Trump antes da saída de Biden. Na pesquisa feita em 1 e 2 de julho, Trump tinha apenas um ponto percentual de vantagem. Já na pesquisa realizada em 15 e 16 de julho, ambos estavam empatados com 44%.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira tem margem de erro de três pontos percentuais. Entre 22 e 23 de julho, 1.018 pessoas registradas para votar foram entrevistadas.

Big Village

Trump foi escolhido por 42% dos entrevistados, Kamala por 41%. Mais de 47% dos entrevistados acham que Trump irá ganhar, enquanto 34,9% acreditam na vitória de Harris.

Continua após a publicidade

Democratas disseram que, se Kamala for nomeada candidata pelo partido, se sentiriam "animados", "felizes" e "confiantes". Mais de 43% dos democratas entrevistados escolheram estas palavras para definir como se sentem em relação à Harris. Entre os republicanos, os adjetivos mais selecionados foram "preocupado" (44,2%), "desapontado" (31%) e "alarmado" (27%).

Os candidatos estão empatados na margem de erro, que é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi feita entre 22 e 24 de julho com 1.687 eleitores registrados.

Morning Consult

Kamala virou o jogo nas pesquisas da Morning Consult. Na análise feita entre 21 e 22 de julho, a democrata tinha 45%, e Trump tinha 47%. Na pesquisa mais recente, realizada entre 22 e 24 de julho, Harris cresceu para 46% e Trump caiu para 45%.

Kamala tem 87% daqueles que votaram em Biden na última eleição. Entre os que votaram em Trump, 91% pretendem reelegê-lo. Harris também tem apoio de 70% dos entrevistados negros, enquanto Trump tem 19%.

A pesquisa tem margem de erro de um ponto percentual. Foram entrevistados 11.297 eleitores registrados entre 22 e 24 de julho.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.