Zelensky diz que objetivo de operação em região russa é criar 'zona-tampão'
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste domingo (18) que a operação militar na região russa de Kursk pretende criar uma "zona-tampão" para evitar novos ataques de Moscou pela fronteira. As informações são da Associated Press.
O que aconteceu
Zelensky afirmou que a tarefa principal em operações do tipo é destruir o potencial de guerra russo e conduzir ações contraofensivas. "Isso inclui criar uma zona-tampão no território do agressor — nossa operação na região de Kursk", disse, em discurso.
O presidente ainda afirmou que as forças ucranianas "alcançaram resultados bons e muito necessários" para criação da zona-tampão.
Zona-tampão é uma área localizada entre dois Estados em guerra, mas que não é invadida pelo conflito.
Durante uma visita à China em maio, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também falou na criação da zona de segurança. "Eu disse publicamente que se isso continuar, seremos forçados a criar uma zona de segurança, uma zona sanitária", disse, se referindo à região nordeste de Kharkiv, na Ucrânia.
Ucrânia ataca pontes
As Forças Aéreas ucranianas bombardearam outra ponte na região russa de Kursk, informou um de seus comandantes neste domingo. O ataque faz parte de uma ofensiva para impedir as operações militares russas naquela área perto da fronteira.
O alvo do ataque parecia ser uma ponte sobre o rio Seim, perto da cidade de Zvanoye, cerca de 15 quilômetros ao norte da fronteira entre Rússia e Ucrânia.
Oleshchuk não especificou quando o ataque ocorreu. Porém, blogueiros militares russos compartilharam fotos com a data de sábado do que parecia ser a destruição da mesma via.
Na sexta-feira (16), Kiev anunciou que havia destruído outra ponte perto da cidade de Glushkovo, também sobre o rio Seim. Blogueiros militares russos disseram ter deixado as forças de Moscou com poucas opções para atravessar a área.
*com informações da AFP
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.