Candidatura de Kamala é oficializada após votação simbólica em convenção
Em votação simbólica, os delegados democratas oficializaram a candidatura de Kamala Harris e do vice na chapa, o governador de Minnesota, Tim Walz, no segundo dia da convenção do partido, realizada em Chicago, nesta terça-feira (20).
O que aconteceu
Kamala aceitou a nomeação. Direto de Milwaukee, onde fazia um comício com o parceiro de chapa, a democrata aceitou a nomeação. O momento foi exibido em um telão para o público que acompanhava o evento do partido.
Milwaukee foi palco da convenção republicana, realizada em julho. "Juntos vamos criar caminho para o futuro", declarou Kamala no comício. Ela também voltou a dizer que é grata "pelos serviços de Biden".
Walz disse que iria "ter uma pequena conversa" com seu rival republicano, J.D. Vance, no debate vice-presidencial em outubro. "Olha, você pode encontrar alegria no mundo em qualquer lugar", disse Walz. "É aqui que encontro minha alegria em 1º de outubro. Vamos ter uma conversinha, ele e eu, no mesmo palco."
Estamos muito honrados por sermos seus indicados. (...) Esta é uma campanha impulsionada pelas pessoas e juntos traçaremos um novo caminho a seguir.
Kamala Harris, candidata democrata à Presidência dos EUA
Barack e Michelle Obama miraram Trump e exaltaram Kamala
Em discurso na noite de terça-feira (20), Barack Obama destacou que Kamala Harris é uma pessoa que lutou para conquistar o que tem. "Ela é alguém que vê você, que ouve você. A próxima presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris", destacou. "Estamos prontos para um novo capítulo. Estamos prontos para uma nova presidente. Kamala está pronta para esse trabalho", completou.
O ex-presidente ressaltou que Biden tem a mesma qualidade e elogiou a decisão dele de abdicar da candidatura. "Olhando para trás, eu posso dizer que a primeira grande decisão como indicado nessa convenção, foi aceitar Joe Biden como meu vice-presidente. Nos tornamos irmãos. Trabalhamos oito anos juntos. Muitos deles difíceis. E mais do que a inteligência, o que mais nos uniu foi a visão dele sobre todos merecerem uma chance", afirmou.
Para Obama, Trump está com medo de perder para Kamala. "Outro dia alguém comparou Trump com o vizinho que fica com o assoprador de folhas todos os dias em cima de você. De um vizinho, é irritante. De um presidente, isso é perigoso."
Ele não parece se importar se as mulheres perderem sua liberdade reprodutiva porque isso não vai impactar a vida dele. Ele quer que você pense que você vai ser mais rico e mais seguro. Esse é um dos truques mais antigos na política. De um cara que já cansou. Não precisamos de mais quatro anos disso. Nós sabemos que a sequência do filme é sempre pior.
Barack Obama, sobre Donald Trump
"Kamala mostrou sua lealdade ao nosso país", disse Michelle Obama. "Ela entende que muitos nunca terão a chance de fracassar e seguir adiante. Se levarmos nosso negócio à falência ou se tivermos um problema alguma vez, não teremos uma segunda, terceira ou quarta chance", completou.
A ex-primeira-dama também criticou Donald Trump, dizendo que ele tem uma visão limitada do mundo. "Por anos, Donald Trump fez todo o possível para fazer com que as pessoas tivessem medo de nós", destacou.
É sempre trapaceiro, falando coisas misóginas e mentiras. Sem se preocupar em apresentar propostas. (...) Por isso, não há outra escolha sem ser Kamala Harris e Tim Walz.
Michelle Obama sobre Trump
Ex-porta-voz de Trump criticou o republicano
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberMais cedo, Stephanie Grisham, ex-porta-voz da Casa Branca no governo de Donald Trump, também discursou na convenção democrata e fez críticas ao republicano. "A família Trump se tornou minha família. Passei a Páscoa, o Dia de Ação de Graças, o Natal e o Ano-Novo, tudo em Mar-a-Lago. Eu o vi quando as câmeras estavam desligadas, a portas fechadas. Trump zomba de seus apoiadores — ele os chama de moradores de porão. Ele não tem empatia, moral e fidelidade à verdade."
Stephanie Grisham trabalhou por cinco anos na gestão de Trump. Ela foi diretora de comunicações da Ala Leste, secretária de imprensa da Casa Branca e chefe de gabinete de Melania Trump, mulher de Trump e ex-primeira-dama.
[Estou] defendendo um democrata. E isso é porque eu amo meu país mais do que meu partido. Kamala Harris diz a verdade, ela respeita o povo americano e tem meu voto. Trecho do discurso de Stephanie Grisham
A ex-porta-voz também revelou fala que teve com Melania Trump logo após a invasão do Capitólio, em 2021. Na ocasião, partidários de Trump invadiram o local em protesto ao resultado da eleição, que teve Biden como vencedor. "Perguntei para Melania se poderíamos pelo menos tuitar que, embora o protesto pacífico seja o direito de todo americano, não há lugar para ilegalidade ou violência. Ela respondeu com uma palavra: 'não'", destacou.
Kamala fez 'fala surpresa' em abertura da convenção
Na segunda-feira (19), Kamala Harris surpreendeu ao aparecer em palco da convenção e discursar. A fala estava prevista apenas para a próxima quinta-feira (22). Em breve pronunciamento, a democrata agradeceu ao presidente Joe Biden, que desistiu da candidatura à reeleição após pressão do próprio partido e logo declarou apoio para ela.
Fala durou apenas dois minutos. Ela encerrou a participação surpresa com a frase que tem usado frequentemente nesta campanha: "quando lutamos, vencemos". A vice-presidente foi aplaudida de pé pela plateia, inclusive pelo vice em sua chapa Tim Walz.
Quero começar celebrando nosso incrível presidente Joe Biden. Obrigada por sua liderança histórica, por sua vida de serviço à nossa nação e por tudo o que você continuará a fazer. Seremos sempre gratos a você.
Kamala Harris
Biden: 'Trump vai conhecer o poder das mulheres'
Joe Biden fechou primeiro dia do evento e subiu ao palco para "passar o bastão" oficialmente para Kamala Harris. Ele, que seria consagrado candidato à reeleição no evento democrata, discursou como presidente em fim de mandato após abdicar da candidatura. Ele foi apresentado pela primeira-dama, Jill Biden, e pela filha Ashley.
Último a discursar no primeiro dia do evento, o presidente foi ovacionado pelo público. Após aguardar vários minutos até conseguir iniciar o discurso, ele declarou seu amor pelos Estados Unidos e questionou se a plateia estava pronta para eleger Kamala.
Um mês após desistir da reeleição, Biden lembrou o dia em que assumiu como presidente. "Eu sabia naquele momento, assim como eu sei hoje, que não há lugar nos Estados Unidos para violência política. Vocês não podem dizer que amam esse país só quando vocês ganham", disse em referência ao ataque ao Capitólio em 2021. Na ocasião, partidários de Trump invadiram o local em protesto ao resultado da eleição, que teve Biden como vencedor.
Em crítica direta a Trump, o presidente destacou que o republicano "vai conhecer o poder das mulheres" em 2024. Ele acrescentou que Kamala Harris "não vai se curvar" diante do adversário.
Donald Trump prometeu uma infraestrutura melhor ao longo de quatro anos. E nunca construiu nada. Agora, Kamala e eu, a gente está dando uma estrutura de décadas. Nossas estradas, aeroportos, trens. Acabando com os encanamentos de chumbo para que as crianças possam tomar água limpa. Nós estamos unindo o nosso país. E estamos construindo um país melhor.
Joe Biden
Hillary mirou eleitorado feminino e criticou Trump
Antes de Biden, Hillary Clinton também discursou e foi muito aplaudida pelos democratas. Ela fez elogios ao presidente Biden, classificando por ela como "defensor da democracia".
Fala da ex-secretária de Estado foi voltada ao público feminino. Ela tocou em temas importantes, como direito reprodutivo. Hillary também incentivou o voto em Kamala.
Ela disparou críticas contra Trump. "Donald Trump adormeceu em seu próprio julgamento e, quando acordou, fez sua própria história — sendo a primeira pessoa a concorrer à Presidência com 34 condenações por crimes graves", destacou. Em 2016, o republicano concorreu contra Hillary e saiu vencedor.
Eu conheço o coração dela e sua integridade. Nós duas começamos como jovens advogadas ajudando crianças que sofreram abusado ou que foram negligenciadas. Esse tipo de trabalho muda você. Essas crianças ficam com você. Kamala carrega consigo as esperanças de cada criança que ela protegeu, cada família que ela ajudou, cada comunidade que ela serviu. Então, como presidente, ela sempre nos apoiará. Ela lutará para reduzir os custos para famílias trabalhadoras. Abrirá as portas para empregos bem pagos. E, sim, ela restaurará os direitos ao aborto em todo o país.
Hillary Clinton
Convenção reúne lideranças democratas
Principais medalhões da sigla participam do evento. Além de Kamala e Hillary Clinton, Tim Walz, Joe Biden, Nancy Pelosi, entre outros, participam do evento.
Mais de 200 influenciadores foram credenciados para a convenção. O objetivo é fazer o evento democrata viralizar nas redes sociais e demais plataformas online.
Entre os nomes de peso presentes, estão: Carlos Eduardo Espina, ativista dos direitos dos imigrantes com 10,2 milhões de seguidores, e Nabela Noor Martin, uma designer, com 7,6 milhões, ambos no TikTok.
President Biden and I stand together in our fight to build a nation where every American has the freedom to thrive. pic.twitter.com/adoDeaSbHY
-- Vice President Kamala Harris (@VP) August 20, 2024
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.