Biden usou boné de Trump após desafio e ironizou: 'Não comam cães e gatos'
O presidente americano, Joe Biden, usou o boné de Donald Trump após ser desafiado por supostos simpatizantes do republicano durante evento realizado em um quartel de bombeiros, próximo a Shanksville, na Pensilvânia, nesta quarta-feira (11).
O que aconteceu
Vídeo entre o chefe da Casa Branca e trumpistas foi publicado por perfil no TikTok. Na gravação de um minuto e 23 segundos de duração, Biden aparece interagindo com um apoiador de Trump. O presidente observa o chapéu com logotipo do rival. Os dois riem diante da situação, e outras pessoas que estavam no local, também.
O diálogo na íntegra
- Homem não identificado pergunta a Biden: "Você lembra do seu nome?"
- Biden responde ao apoiador de Trump: "Não lembro do meu nome. Sou lento."
- Homem diz na sequência: "Você é um velhote."
- Joe Biden retruca. "É, eu sei, sou um cara velho."
- Homem insiste: "Sei que você saberia disso."
Biden autografa o boné e entrega ao homem na sequência. Ele pede o acessório com a logo de Trump ao homem. O trumpista obedece e entrega o chapéu. Algumas pessoas que observam a cena pedem ao chefe da Casa Branca para colocar o chapéu de Trump sobre o boné que ele estava utilizando. Biden obedece.
- Apoiador de Trump segue a conversa com Biden: "Estou orgulhoso de você agora."
- Biden finaliza diálogo com homem e as pessoas próximas: "Só lembrem-se, não comam cães e gatos."
Biden referia-se, em tom irônico, a boato sobre imigrantes haitianos. A teoria de conspiração dizia que eles estariam roubando e comendo animais de estimação, nos Estados Unidos. O boato se tornou viral nas redes sociais e foi tema de discussão no debate entre Donald Trump e Kamala Harris, na terça-feira (10). Alguns republicanos começaram a espalhar a falsa acusação na segunda, dois dias antes do debate na televisão.
Vídeo com Biden usando boné de Trump repercutiu na quarta-feira (11), mas não havia contexto. Um porta-voz da Casa Branca havia dito apenas que Biden usou o boné de forma breve como um gesto para um apoiador de Trump. Andrew Bates escreveu no X que o presidente discursava sobre como EUA precisam de uma união bipartidária, como ocorreu após os atentados de 11 de setembro de 2001.
Como gesto, ele deu um boné a um apoiador de Trump que disse que, no mesmo espírito, o presidente deveria colocar seu boné de Trump. Ele o usou brevemente.
Comunicado publicado por porta-voz da Casa Branca
Deixe seu comentário