Baleia que seria espiã de Putin é achada morta: 'Estava boiando no mar'
Uma baleia da espécie beluga foi encontrada morta na Noruega. Poderia ser uma notícia comum, dado que a região conta com vários mamíferos do tipo. No entanto, acredita-se que a baleia poderia ser uma "espiã russa".
O que aconteceu
A baleia beluga apelidada de Hvaldimir foi achada morta na baía de Risavika, no sul da Noruega. O mamífero contava com um dispositivo para fins de monitoramento e foi visto pela primeira vez no norte da Noruega, próximo a águas russas, em 2019. A notícia foi publicada pela empresa de radiodifusão da Noruega NRK no último sábado (30).
Hvaldimir é um apelido com um jogo de palavras. Hval significa baleia em norueguês, enquanto 'dimir" faz referência ao nome do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
"Infelizmente, encontramos Hvaldimir boiando no mar. Ele [era uma baleia do sexo masculino] morreu, mas não está clara ainda a causa da morte", disse Sebastian Strand, que é biólogo marinho e monitorava a baleia pela ONG Marine Mind, em entrevista à NRK. O corpo do mamífero será examinado.
Pesando mais de 1.200 kg e com 4,2 metros de comprimento, a baleia foi vista pela primeira vez em abril de 2019, no norte da Noruega.
O mamífero tinha uma coleira acoplada que lembrava uma pequena câmera e uma marca com a expressão "equipamento de São Petersburgo" - o que fez com que passassem a achar que se tratava de uma "baleia espiã". A Marinha da Rússia é conhecida por já ter treinado golfinhos para fins militares.
A suposta "baleia espiã" foi vista várias vezes em águas norueguesas e gostava de interagir com as pessoas, segundo Strand, em entrevista à NRK.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.