Trump é mais bem avaliado em pesquisas sobre maiores preocupações nos EUA
Para os americanos, Donald Trump tem aprovação maior para lidar com a inflação e com a questão da imigração nos Estados Unidos, as mais importantes para os eleitores. Os dados foram divulgados pela IPSOS.
O que aconteceu
Trump lidera nos chamados "fundamentos". Dados recolhidos pela empresa de pesquisas IPSOS indicam que o eleitor americano confia mais em Donald Trump para resolver as questões econômicas (46% preferem Trump a Kamala) e de imigração (45% preferem o republicano), um dos maiores problemas do país para um terço dos eleitores.
Inflação é uma das maiores preocupações para metade dos americanos. Embora esteja em 2,9% ao ano, os americanos culpam a inflação pela continuidade da alta dos preços, 20,9% maiores em relação aos valores pré-pandêmicos. Custos com casas e eletricidade são os que mais sobem: aumento de 5,0% e 5,3% ao ano, respectivamente.
Embora Trump não explore propostas em discursos, tem vantagem por ser republicano, diz presidente da IPSOS. Segundo Clifford Young, presidente da empresa nos Estados Unidos, o candidato republicano tem melhor resultado nas pesquisas sobre economia e imigração pelo seu partido ser historicamente preferido para lidar com essas questões. Apesar disso, nas últimas pesquisas eleitorais, Young vê um crescimento de Harris nesses pontos.
Kamala tem maior confiança em preocupações menores. A candidata democrata tem mais confiança do eleitor para resolver o problema do sistema de saúde (maior preocupação de 17% dos americanos) e para manter a democracia americana: 45% preferem a candidata, contra 38% que confiam mais em Trump. Além disso, Harris é preferida para resolver problemas raciais e para apontar juízes da Suprema Corte.
Democrata é muito preferida pelo eleitor para resolver questão do aborto. A última pesquisa da IPSOS demonstrou que 47% julgam que Kamala é mais capaz que seu adversário, que marcou 31%. Apesar disso, somente 13% consideram o acesso ao aborto o problema mais importante do país.
Um quarto dos eleitores não considera nenhum dos candidatos apto a resolver guerra em Gaza. Nesta questão, 33% preferem Harris, enquanto 40% preferem Trump. No entanto, 26% dos entrevistados afirmou que não confia em nenhum deles para alcançar o fim do conflito que já dura quase 11 meses.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.