Conteúdo publicado há 2 meses

Trump promete 'deportações' após mentir e dizer que migrantes comem pets

O ex-presidente e candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (13) que vai promover deportação de migrantes em Springfield, cidade de Ohio. Recentemente, ele mentiu haver casos de haitianos comendo animais de estimação na região.

O que aconteceu

Trump prometeu que, se eleito, fará "deportação em massa" de migrantes que estão nos EUA. "Vamos organizar expulsões em massa", declarou o republicano em uma coletiva de imprensa na qual fingiu desconhecer que muitos desses migrantes possuem um visto de residência.

Assim como nas eleições anteriores que disputou, Trump recorre a discursos xenofóbicos para atrair eleitorado extremista. Dessa vez, entretanto, o republicano tem feito uso de teorias da conspiração de que migrantes estariam comendo animais de estimação, como cães e gatos.

Fake news sobre migrantes se alimentarem de pets é viral na internet dos EUA, reproduzida principalmente por republicanos. Desde J.D Vance, candidato a vice na chapa de Trump, até legisladores e influentes republicanos, muitos têm divulgado um boato contra a crescente população haitiana que vive em Springfield, uma pequena cidade no estado de Ohio.

Durante o primeiro debate contra a democrata Kamala Harris, o republicano abordou a fake news sobre haitianos e foi desmentido pelos mediadores da emissora ABC, responsável pelo debate.

O presidente Joe Biden saiu em defensa dos haitianos. O chefe da Casa Branca disse, durante evento, nesta sexta-feira (13), que Trump deveria parar de menosprezar os imigrantes. "Quero tirar um momento para dizer algo. Como tantos americanos — como (a secretária de imprensa) Karine (Jean-Pierre), como você aponta, uma orgulhosa haitiana americana, uma comunidade que está sob ataque em nosso país agora. É simplesmente errado. E não há lugar na América. Isso tem que parar — o que ele está fazendo — tem que parar", afirmou ele.

Como surgiu a fake news

A versão dos "caçadores haitianos de animais de estimação" surgiu após contas nas redes sociais amplificarem a notícia sobre uma mulher em Ohio que supostamente matou e comeu um gato doméstico. Embora nenhuma evidência tenha vinculado a mulher a imigrantes ou à comunidade haitiana, as imagens de sua prisão foram amplamente replicadas por internautas influentes.

A polícia local rapidamente desmentiu a teoria conspiratória. As autoridades negaram a existência de "relatos credíveis ou afirmações específicas de que animais de estimação tenham sido feridos, machucados ou maltratados por membros da comunidade imigrante".

Continua após a publicidade

Entre aqueles que difundiram imagens relacionadas à notícia falsa, vista milhões de vezes, está Elon Musk, dono do X e apoiador de Trump.
Seu companheiro de chapa, Vance, incentivou os rumores ao dizer que as notícias "mostram que pessoas tiveram seus animais de estimação sequestrados e devorados por gente que não deveria estar neste país".

Até Trump publicou em sua rede, Truth Social, que "20 mil imigrantes haitianos foram despejados na pequena cidade de Springfield, Ohio", referindo-se ao crescimento da população de imigrantes da empobrecida nação caribenha.

*Com informações da agência AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes