Conteúdo publicado há 1 mês

Nasa e SpaceX lançam missão de resgate de astronautas 'presos' no espaço

A SpaceX e a Nasa lançaram neste sábado (28) a missão que visa resgatar astronautas "presos" na Estação Espacial Internacional.

O que aconteceu

O lançamento da missão Crew-9 ocorreu na Flórida, nos EUA. Dois astronautas embarcaram na cápsula: Nick Hague, da agência espacial americana, e o russo Aleksandre Gorbunov.

Os dois astronautas devem chegar à Estação no domingo. Além da missão de resgate, também serão conduzidos ao menos 200 experimentos científicos e tecnológicos durante o tempo de permanência da equipe no espaço, afirmou a SpaceX.

Cápsula Crew Dragon tem capacidade para quatro pessoas, e todos devem voltar juntos à Terra em fevereiro de 2025. A agência espacial americana recorreu à empresa SpaceX para resgatar os astronautas, já que havia preocupações de segurança relacionadas à cápsula Starliner da Boeing, que sofreu falhas nos propulsores e vazamentos de hélio em seu caminho para a ISS.

Butch Wilmore e Suni Williams, da Nasa, partiram em junho para uma missão cuja duração seria de uma semana. Mesmo com as falhas de segurança, os astronautas estão preparados para eventos extraordinários como esse, afirmou a Nasa, e têm suprimentos para ficar durante o tempo necessário. Além disso, recursos como acesso à internet estão disponíveis para Wilmore e Williams.

Os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams, vestindo trajes espaciais
Os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams, vestindo trajes espaciais Imagem: MIGUEL J. RODRIGUEZ CARRILLO/AFP

*Com informações da AFP e Agência Estado

Deixe seu comentário

Só para assinantes