Trump culpa Biden por tensão em Israel, e Kamala diz que Irã é 'inimigo'

Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Kamala Harris, opinaram sobre o ataque com mísseis do Irã contra Israel desta terça-feira (1º).

O que aconteceu

Trump atribuiu o ataque à falta de eficiência de Joe Biden e Kamala Harris em conter a guerra. As declarações foram dadas pelo ex-presidente em sua rede social, a Truth.

O republicano avaliou que o mundo está "saindo do controle". Ainda em sua postagem, o Trump disse que "ninguém está no comando (dos EUA) e que não está visível quem é mais confuso: Biden ou Kamala. Nenhum dos dois tem ideia do que está acontecendo", disparou.

O candidato usou da ocasião dos ataques para atacar Kamala, sua adversária na corrida eleitoral. Em nota de alguns parágrafos, Trump alegou, sem provas, que Kamala "inundou (o Irã) com dinheiro americano e, desde então, eles têm exportado terror para todo lado". "Não é surpresa que o Irã queira que Kamala seja presidente, pois eles sabem que enquanto ela estiver no poder, poderão tirar vantagem dos EUA", declarou.

"Dois incompetentes que governam este país estão nos levando à beira da Terceira Guerra Mundial", disse Trump. Ainda durante a publicação, o republicano repetiu um discurso já reproduzido durante o último debate, de que se fosse ele o presidente, o ataque do Hamas em 7 de outubro nunca aconteceria.

Kamala Harris diz que Irã é 'inimigo' dos EUA

Candidata democrata e vice-presidente dos EUA reforçou apoio a Israel. Em rápida declaração após o ataque do Irã a Israel, Kamala Harris afirmou que o Irã é inimigo dos EUA e dos interesses deles na região.

Mais cedo, a Casa Branca informou que Biden e Harris se encontraram logo após o anúncio dos ataques. O governo anunciou um plano de ajuda aos EUA e de proteger os cidadãos americanos na região.

Biden ordenou que militares dos EUA ajudem na defesa de Israel. Em comunicado, o presidente comentou que o país atuaria para derrubar mísseis que tivessem Israel como alvo.

Continua após a publicidade

Israel fala em resposta 'no momento certo'

Siga UOL Notícias no

O Irã lançou mísseis em direção a Israel nesta terça-feira (1º), fazendo sirenes de alerta soarem em todo território. Israel disse que responderá "no momento certo", enquanto a ONU alertou para a escalada do conflito.

A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã confirmou que disparou dezenas de mísseis contra Israel. Os ataques teriam ocorrido em duas ondas, com uma diferença de dez minutos entre as duas. Explosões foram ouvidas em Tel Aviv e Jerusalém.

Sirenes tocam por volta das 20h (horário local) em Tel Aviv. Ataques pouco mais de uma hora depois. Já os iranianos insistem que 80% de seus mísseis "atingiram os alvos", sem dar detalhes. A inteligência americana indicou que o destino dos mísseis teriam sido duas bases militares e um centro de inteligência.

Israel alertou que "haverá uma retaliação, no momento certo". "Estamos em alerta máximo na defesa e na ofensiva, protegeremos os cidadãos de Israel. Esse disparo (de míssil) terá consequências. Temos planos e agiremos na hora e no lugar que escolhermos", disse o porta-voz das Forças Israelenses, o contra-almirante Daniel Hagari.

Continua após a publicidade

Os iranianos alertaram que essa seria apenas a primeira onda de ataques. Ação seria uma resposta aos assassinatos dos líderes do Hezbollah e Hamas. Nas periferias de Beirute, a notícia dos ataques foi comemorada, com fogos de artifício por parte dos apoiadores do Hezbollah.

1.out.2024 - Pessoa se esconde atrás de carro enquanto Tel Aviv é atacada
1.out.2024 - Pessoa se esconde atrás de carro enquanto Tel Aviv é atacada Imagem: Jack GUEZ / AFP

Nas periferias de Beirute, a notícia dos ataques foi comemorada, com fogos de artifício por parte dos apoiadores do Hezbollah. Na televisão iraniana, as imagens mostraram atos de apoio aos ataques em Teerã, com pessoas comemorando com bandeiras e carreatas.

Estamos atacando o coração da entidade de ocupação sionista. Caso Israel responda, nós os atingiremos mil vezes mais fortes
Guarda Revolucionária iraniana, no momento dos ataques

O sistema de defesa aérea está totalmente operacional, detectando e interceptando ameaças sempre que necessário, mesmo neste momento. Porém, a defesa não é hermética e por isso é fundamental seguir as instruções do Comando da Frente Interna. Você poderá ouvir explosões, que podem ser resultado de interceptações ou impactos.
Nota de Daniel Hagari, porta-voz das FDI, em nota emitida durante os ataques

Universidade de Tel Aviv foi atingida, informa imprensa iraniana. Em Jerusalém, explosões também estão sendo ouvidas, disseram testemunhas à Reuters.

Deixe seu comentário

Só para assinantes