Conteúdo publicado há 2 meses

Maduro abre Natal antecipado na Venezuela com canção infantil na TV

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, abriu nesta terça-feira (1º) as comemorações de Natal, que havia prometido antecipar neste ano após as eleições presidenciais.

O que aconteceu

O presidente iniciou a comemoração durante seu programa de televisão. Em agosto, o ditador fez o anúncio de que o Natal, comemorado no final de dezembro, iria começar em outubro em ''homenagem'' e ''agradecimento'' ao povo venezuelano.

''De 1º de outubro a 15 de janeiro, feliz Natal em paz e felicidade'', disse. A abertura ocorreu com uma canção infantil chamada ''Corre Caballito'', que foi cantada pelo público e por uma banda presente no programa. ''Feliz Ano Novo e nos vemos nas ruas e nas praças'', declarou.

Ruas já estão enfeitadas e iluminadas. Além da decoração, atividades em espaços públicos estão previstas para acontecer nos próximos dias em todos os estados do país.

Venezuelanos já enfeitam as ruas
Venezuelanos já enfeitam as ruas Imagem: Reprodução / vtv gob ve

Autoridades católicas criticaram a decisão

A Conferência Episcopal da Venezuela afirmou que o feriado não deve ser usado para fins políticos. O posicionamento foi publicado pelas redes sociais em agosto e condenou possível uso para propaganda em meio a repercussão do assunto.

Maduro respondeu às críticas em uma transmissão TV. ''Saíram alguns caras de batina dizendo que só há Natal se decretarem. Não, não, homem de batina, você não decreta nada aqui. Jesus Cristo pertence ao povo, o Natal pertence ao povo e o povo celebra-o quando quer celebrar o seu Natal", afirmou.

Continua após a publicidade

Maduro já havia antecipado Natal outras vezes

Em 2020, Maduro antecipou a comemoração para 15 de outubro. A medida foi vista como uma tentativa de desviar a atenção dos problemas vividos na Venezuela em meio à pandemia de Covid-19.

Em 2021, o Natal venezuelano também começou em outubro. Naquele ano, a comemoração foi antecipada para o dia 04.

Em 2013, Maduro assinou um decreto no qual antecipou o Natal para o dia 1º de novembro. Segundo Maduro, o objetivo da medida era garantir "felicidade para todo o povo" e derrotar a amargura. "O Natal antecipado é a melhor vacina para aqueles que querem inventar tumulto e violência. Aqueles que andam amargurados por aí terão uma canção natalina para alegrar a alma", disse Maduro à época.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.