Furacão Milton 'está crescendo' à medida que se aproxima da Flórida

O furacão Milton está "crescendo" à medida que se aproxima da costa oeste da Flórida, segundo boletim divulgado pelo NHC (Centro Nacional de Furacões).

O que aconteceu

Órgão que monitora furacões nos EUA diz que Milton tem potencial destrutivo. Os ventos com força de furacão se estendem até 56 quilômetros de distância do centro, e os ventos com força de tempestade tropical, até 419 quilômetros, segundo a rede de TV WPTV, afiliada da NBC na Flórida. O furacão está atualmente a cerca de 32 km de distância da costa, a sudoeste de Tampa. A expectativa é que o fenômeno chegue ao continente entre o fim da noite de hoje e as primeiras horas da madrugada.

Milton foi reclassificado para a categoria 3, com rajadas de ventos a 201 km/h, nesta quarta-feira (9). Algumas horas antes, a força dos ventos chegava a 209 km/h. Para ser considerado furacão, são necessárias algumas características específicas, como a origem tropical e a velocidade dos ventos superior a 119 km/h.

Furacão Milton se intensificou rapidamente entre domingo e segunda. A velocidade dos seus ventos chegou a 289 km/h, um aumento de 140 km/h em menos de 24 horas. A sua intensificação foi classificado por meteorologistas como "algo quase sem precedentes".

Apenas dois furacões se fortaleceram mais rápido que Milton, conforme relatou a CNN. Foram eles: Wilma —que atingiu Cuba, Haiti e os EUA, em 2005, e aumentou 177 km/h em um período de 24 horas— e Felix —que passou pela América Central, em 2007, e registrou aumento dos ventos em 160 km/h em apenas um dia.

Siga UOL Notícias no

Como calcular potencial de furacões

A escala Saffir-Simpson é usada para classificar furacões conforme a intensidade dos ventos. Ela foi criada em 1969 pelo engenheiro civil Herbert Saffir e pelo meteorologista Robert Simpson. As categorias vão de 1 a 5 (sendo 5 o mais intenso, com ventos superiores a 251 km/h) e servem para calcular danos e preparar a população.

Categorias de um furacão - velocidades dos ventos

Continua após a publicidade
  • Cinco - igual ou superior a 252 km/h
  • Quatro - 209 a 251 km/h
  • Três - 178 a 208 km/h
  • Dois - 154 a 177 km/h
  • Um - 119 a 153 km/h

Lista de países na rota de tufões e furacões

Os Estados Unidos constam como uma das nações mais afetadas por furacões. México, Cuba, Bahamas, Filipinas, Japão e Taiwan também aparecem em relatórios da NOAA e outras agências de monitoramento climático, como o NHC (Centro Nacional de Furacões, em inglês) e o Centro de Previsão de Tufões.

Furacão e tufão são nomes diferentes, mas o fenômeno é o mesmo. Isso está relacionado à localização do surgimento do evento: toda tempestade tropical superior à velocidade de 119 km/h que surge no Oceano Atlântico é chamada de furacão, e no Oceano Pacífico, de tufão.

Deixe seu comentário

Só para assinantes