Ursa vence rival que matou seu filhote e ganha 'BBB dos ursos' no Alasca

A ursa Grazer venceu Chunk, seu rival que matou um de seus filhotes, e foi coroada campeã da Fat Bear Week 2024, realizada no Parque Nacional de Katmai, no Alasca.

O que aconteceu:

Grazer superou Chunk com mais de 71 mil votos. O concurso anual, que celebra a preparação dos ursos para a hibernação, contou com milhões de votos em 2024. A fêmea, conhecida por sua natureza protetora, se destacou ao vencer o urso dominante de mais de 544 quilos, recebendo o dobro de votos do adversário, como relatado pela BBC.

Espectadores acompanham ursos por câmeras e são convidados a votar em seu preferido. A competição, que começou há uma década, permite que os espectadores assistam às câmeras ao vivo do Parque Nacional e Reserva Katmai, no Alasca, e escolham seu urso pardo favorito depois que os animais se alimentam de salmão em preparação para o inverno.

A vitória de Grazer veio após um trágico confronto com Chunk. Em julho, dois dos filhotes dela caíram de uma cachoeira no Parque Nacional de Katmai. O macho, descrito como o urso mais dominante do rio Brooks, atacou os filhotes; um deles morreu em decorrência das feridas, segundo o USA Today.

Mesmo após a perda, Grazer seguiu se preparando para o inverno. A ursa, que estava criando sua terceira ninhada, se mostrou resiliente. Com sua postura defensiva e corajosa, ela continuou se alimentando e protegendo o filhote sobrevivente, agora em boa forma para enfrentar a hibernação.

A Fat Bear Week teve um começo conturbado. O início das votações foi atrasado após a morte de outra ursa, transmitida ao vivo. O fato chocou os espectadores, mas também destacou a natureza selvagem dos ursos, como apontado pela BBC.

Grazer mantém o respeito no alto da hierarquia dos ursos. Aos 20 anos, ela é considerada uma das ursas mais formidáveis do parque. Outros ursos tendem a evitá-la, sabendo de sua fama de defensora feroz, o que a coloca abaixo apenas dos machos maiores na hierarquia.

O concurso celebra a sobrevivência e adaptação dos ursos. A Fat Bear Week começou em 2014, e a cada ano celebra o "sucesso e a gordura" dos ursos marrons antes de entrarem em hibernação. Grazer venceu pela primeira vez em 2023 e repetiu o feito em 2024, mostrando que, mesmo após perdas dolorosas, a vida selvagem é um teste de resistência, conforme noticiado pelo USA Today.

Grazer poderá continuar sua linhagem. O criador do evento, Mike Fitz, acredita que a campeã deste ano pode dar à luz mais filhotes nos próximos anos. Ele elogiou sua capacidade de se adaptar e sobreviver, e acredita que sua história continuará a inspirar os amantes da vida selvagem em todo o mundo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.