O que é o 'Navio da Vergonha', impedido de atracar em diversos países

A embarcação MV Kathrin foi apelidada pela imprensa portuguesa como "Navio da Vergonha" por usar a bandeira de Portugal e colocar o país como conivente às intenções de Benjamin Netanyahu em territórios palestinos.

Que navio é esse?

Navio cargueiro de 130 metros. O MV Kathrin pertence a um armador alemão, mas navega com a bandeira portuguesa. Ele está sendo impedido de atracar em diversos portos do Mar Adriático e Mediterrâneo por suspeita de transportar explosivos altamente perigosos, que seriam usados em territórios palestinos contra o Hamas, conforme conta a coluna Histórias do Mar.

Carga do navio seria de explosivo. Segundo movimento organizado por organizações de direitos humanos, o MV Kathrin está transporta oito contêineres de um explosivo chamado RDX, também conhecido como Hexogeno, de altíssimo poder destrutivo, encomendado pelo governo israelense.

Movimento busca que registro do navio seja cassado pelo governo português. O objetivo é que o MV Kathrin não possa atracar em porto algum, impedindo assim que os explosivos cheguem até Israel. Até o momento ele já foi proibido de atracar na Namíbia, em Montenegro (que seria o seu destino original), Eslovênia, Croácia e na ilha de Malta.

MV Kathrin é monitorado pela Anistia Internacional desde que partiu do porto de Hai Phong, no Vietnã, no final de julho. Seu armador alega que o navio precisa parar em algum porto, a fim de repor suprimentos e trocar a tripulação. Neste momento, ele navega sem rumo definido.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.