Irã afirma que dois soldados morreram após ataques de Israel no país

Quatro soldados iranianos morreram durante operação de Israel em retaliação ao Irã no final da noite de sexta-feira e início da madrugada de sábado (horário local)

O que aconteceu

Irã emitiu comunicado no sábado confirmando a morte de quatro soldados. "O Exército da República Islâmica do Irã, ao defender a segurança do país e proteger o povo, sacrificou dois dos seus combatentes durante ataque do regime criminoso".

Israel realizou, durante horas, uma onda de ataques contra o Irã, com explosões registradas nas proximidades de Teerã, capital do Irã. Os ataques, já oficialmente encerrados, foram conduzidos como parte da resposta do governo de Benjamin Netanyahu à ofensiva militar que Israel sofreu por parte do regime iraniano, no início de outubro.

O ataque usou dezenas de aeronaves da Força Aérea Israelense, incluindo caças, e foram realizados 1.600 quilômetros de Israel. De acordo com o governo de Netanyahu, todas as aeronaves retornaram com segurança às bases.

Israel alerta que pode voltar a atacar

Ao encerrar os ataques, Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, fez um alerta às autoridades israelenses. "Realizamos ataques direcionados e precisos contra alvos militares no Irã - frustrando ameaças imediatas ao Estado de Israel. As Forças de Defesa de Israel cumpriram sua missão", disse ele.

Governo Irã anunciou que seu sistema de defesa aérea teve êxito em impedir os ataques de Israel, mas admitiu que "danos limitados" foram identificados. Os alvos ocorrem em bases militares em Teerã, Khuzestan e Ilam.

O Irã e o Iraque fecharam o espaço aéreo de ambos os países após o ataque israelense ao território iraniano. As autoridades locais não forneceram mais detalhes sobre a medida.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.