O que significa chamar um embaixador de volta, como fez a Venezuela

O governo de Nicolás Maduro chamou o embaixador em Brasília de volta para Caracas, o que amplia a crise diplomática entre Brasil e Venezuela. A medida foi tomada após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetar a entrada do país vizinho no Brics.

O que significa chamar o embaixador de volta?

O ato de chamar um embaixador de volta ao país é considerado um gesto de repúdio ao outro governo. É considerado um primeiro passo para uma eventual retirada completa da representação no país. Essa primeira chamada é para "consultas".

Não significa ruptura. Pelo menos por enquanto, a chamada do embaixador pelo governo Maduro não significa uma ruptura das relações diplomáticas. No entanto, sinaliza um gesto que mostra insatisfação em relação às decisões tomadas.

O Brasil não reconhece a vitória de Maduro nas eleições de junho. No entanto, o chanceler Mauro Vieira conversou com a diplomacia venezuelana tanto em Nova York, em setembro, como na cúpula dos Brics em Kazan, na Rússia, na última semana.

Maduro critica Amorim

Além do veto à adesão ao Brics, o motivo alegado seria ainda o comportamento de Celso Amorim, assessor especial de Lula para Assuntos Internacionais. Caracas anunciou que "convocou hoje o Encarregado de Negócios da República Federativa do Brasil para manifestar o seu mais firme repúdio à ingerência recorrente e às declarações grosseiras de porta-vozes autorizados pelo governo brasileiro".

Amorim vem se "comportando mais como um mensageiro do imperialismo norte-americano", segundo o texto. O assessor de Lula é a pessoa que, desde o início do governo, foi destacada para negociar uma aproximação entre a oposição venezuelana e Maduro e trabalhar para o fim das sanções americanas contra o país.

Deixe seu comentário

Só para assinantes