Eleições presidenciais nos EUA: veja apuração e como está o resultado

Nesta terça-feira, 5 de novembro de 2024, os Estados Unidos realizam suas eleições presidenciais. A atual vice-presidente Kamala Harris disputa pelo Partido Democrata, enquanto o ex-presidente Donald Trump concorre pelo Partido Republicano. O andamento da apuração pode ser acompanhado nesta página.

Nos Estados Unidos, não há uma data fixa para o anúncio do vencedor. Espera-se que os primeiros números sejam divulgados ainda esta noite, mas o processo de apuração pode durar dias, como em 2020, quando Biden foi eleito.

Este ano, a eleição ganha um tom diferente, com Kamala Harris, vice-presidente em exercício, disputando contra Trump, ex-presidente, de 2017 a 2020. Além do cargo presidencial, os eleitores irão eleger todos os 435 deputados e 34 senadores para o Congresso.

O sistema eleitoral americano é indireto e depende do Colégio Eleitoral. Assim, embora os cidadãos votem diretamente, são os delegados estaduais que realmente decidem o resultado final.

Os candidatos à presidência

Pelo Partido Democrata, Kamala Harris concorre acompanhada de Tim Walz, governador de Minnesota.

Donald Trump, pelo Partido Republicano, escolheu como vice o senador J. D. Vance, de Ohio.

Formas de votar

Nos EUA, os eleitores podem votar no dia oficial, antecipadamente ou por correio. Em caso de um volume alto de votos por correspondência, como em 2020, a apuração pode levar mais tempo.

Continua após a publicidade

Cada estado possui suas regras de apuração. Em alguns estados, como a Flórida, as cédulas enviadas pelo correio podem ser contadas assim que recebidas, o que agiliza o processo.

A contagem de votos

O vencedor é definido pela maioria dos 538 votos do Colégio Eleitoral, precisando obter 270 para vencer. Em Maine e Nebraska, o sistema é proporcional, permitindo que alguns delegados acompanhem os votos distritais.

É possível vencer no Colégio Eleitoral sem o voto popular, como ocorreu com Trump em 2016. A projeção de vitória geralmente sai na noite da eleição, mas o resultado oficial é validado pelo Colégio Eleitoral em dezembro.

Em caso de empate, a decisão vai para a Câmara dos Deputados, o que ocorreu em 1800 e 1824.

Deixe seu comentário

Só para assinantes