Eleição nos EUA tem filas, cédulas de papel e cachorro em seção; veja fotos
Nesta terça-feira (5), os eleitores vão às urnas para decidir quem será o próximo presidente dos Estados Unidos: o republicano Donald Trump ou a democrata Kamala Harris. Cenário acirrado está refletido nas pesquisas, que indicam empate. O vencedor assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2025.
O que aconteceu
Kamala votou por correio e Trump deve votar pessoalmente na Flórida. A democrata irá acompanhar a eleição em seu gabinete, em Washington DC, enquanto o republicano depositará o voto em West Palm Beach.
Votação antecipada para presidente começou em 17 de outubro. As urnas foram abertas inicialmente na Carolina do Norte, apenas algumas semanas após o furacão Helene devastar o oeste do Estado. Esse método de votação antecipada existe para facilitar o acesso ao voto e aumentar a taxa de participação. A maioria dos estados adota, mas cada um tem suas regras e prazos.
Mais de 80 milhões de pessoas já haviam até a manhã desta terça-feira (5). O número representa praticamente metade de todos os votos registados em 2020, quando Joe Biden venceu. Naquele ano de pandemia, 154 milhões de americanos foram às urnas.
Kamala e Trump disputam cada voto, e pesquisas mostram empate. Os candidatos aparecem empatados dentro da margem de erro em todos os estados considerados decisivos, os chamados estados-pêndulos.
Empate nos EUA em primeira urna apurada. A cidade de Dixville Notch revelou empate - com três votos para o ex-presidente Donald Trump e três para a vice-presidente Kamala Harris.
Veja imagens da votação nesta terça-feira
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receber
Deixe seu comentário