Empate nos EUA: Kamala e Trump recebem 3 votos cada em 1ª urna apurada
A primeira urna apurada das eleições dos EUA, na cidade de Dixville Notch, revelou empate - com três votos para o ex-presidente Donald Trump e três para a vice-presidente Kamala Harris.
O que aconteceu
Os eleitores da cidade turística em New Hampshire foram os primeiros a abrir o dia das eleições. Eles votaram no início desta terça-feira (5) e o resultado reflete a disputa acirrada pela Casa Branca apontada pelas pesquisas.
Nos EUA, os votos dos condados podem ser apurados mesmo se as urnas em outros lugares ainda estejam abertas. No caso de Dixville Notch, New Hampshire, os votos foram contabilizados ainda antes de as urnas abrirem em estados como o Alasca.
Cidade é uma das menores dos EUA. No Censo de 2020, eram 4 habitantes. Agora, apenas as seis pessoas que votaram estavam registradas. A cidade, no entanto, pode ter mais pessoas, como crianças ou pessoas aptas a votar, mas não registradas.
A contagem de votos foi concluída 15 minutos depois do fechamento das urnas. Na corrida para governador de New Hampshire, a candidata republicana Kelly Ayotte garantiu cinco votos contra apenas um voto da democrata Joyce Craig.
Dixville Notch há várias décadas tem a tradição de iniciar a jornada eleitoral à meia-noite de segunda para terça. As leis estaduais permitem que os municípios com menos de 100 residentes abram os centros de votação na virada dos dois dias e fechem após o registro de todos os votos.
A maioria dos centros de votação da costa leste do país abriram às 6h ou às 7h (8h - 9h de Brasília). Eleitores de Nova York, Connecticut, Indiana, Kentucky, Maine, Nova Jersey e Virgínia já estão liberados para votar.
Kamala votou na capital e Trump votará na Flórida
A candidata democrata fez seu voto por correio. Kamala irá acompanhar a eleição em seu gabinete, em Washington DC.
Trump deve votar pessoalmente. Previsão é de que ele vá pessoalmente em West Palm Beach, na Flórida.
Deixe seu comentário