'EUA fazem uma escolha perigosa', diz editorial do NYT após Trump vencer
O jornal americano The New York Times afirmou que a eleição de Donald Trump reflete uma "escolha perigosa" que "ameaça a nação" em editorial após vitória do republicano.
O que aconteceu
Eleição de Trump leva EUA por um "caminho precário que não pode ser previsto". O jornal afirmou que as medidas de proteção constitucionais, pensadas pelos fundadores do país em caso de "eleição de autoritários", deverão ser defendidas pelos americanos neste mandato.
Jornal apoiou a candidatura de Kamala nas eleições. No sábado (2), o NYT afirmou que eleitores devem "votar para acabar com a Era Trump", que ele era "inapto para liderar" e que "representa uma ameaça à democracia".
Escolha por um candidato com "falhas profundas" não pode ser ignorada. Além de atribuir a escolha a problemas com preços altos e a imigração nos EUA, o NYT aponta que este pode ser um sinal de uma insatisfação profunda dos eleitores com as instituições norte-americanas.
Jornal também lembrou que republicano atacou as instituições do país ao perder para Joe Biden em 2020. "Os americanos sabem como combater os piores instintos de Trump porque o fizeram, repetidamente, durante sua primeira administração", disse a publicação.
Nos próximos quatro anos, os americanos devem ter clareza sobre a ameaça à nação e às leis que virão do seu 47º presidente e estar preparados para exercer seus direitos em defesa do país, das pessoas, das leis, instituições e valores que o mantiveram forte.
New York Times, em editorial após vitória de Trump
Partido Democrata precisa entender por que perdeu as eleições. Para o NYT, uma das falhas do partido foi "demorar demais" a reconhecer que Joe Biden estava inapto para um segundo mandato. Outro problema apontado pelo jornal foi a "dificuldade de enviar uma mensagem persuasiva que fosse ouvida por americanos dos dois partidos que perderam a fé no sistema".
Indicados a grandes cargos devem esperar que presidente peça "atos ilegais que violem os juramentos à Constituição". "Pedimos que essas pessoas reconheçam que, independentemente de qualquer juramento de lealdade que ele [Trump] possa exigir, a lealdade deles deve ser, em primeiro lugar, ao seu país", diz trecho da publicação.
A eleição de Trump representa uma grave ameaça à república, mas ele não determinará o destino da democracia americana a longo prazo. Isso continua nas mãos do povo americano. Esse é o trabalho para próximos quatro anos.
New York Times, em editorial após vitória de Trump
Deixe seu comentário