Topo

Ameaçado de extinção, rinoceronte branco nasce em zoo da Austrália

Em Sydney

21/05/2013 10h29Atualizada em 04/05/2015 18h37

Um rinoceronte branco, espécie ameaçada de extinção devido ao tráfico ilegal de seu chifre, nasceu na semana última no zoológico Taronga Western Plains, na Austrália, informou o centro nesta terça-feira (21).

O animal macho, que ainda não tem nome, encontra-se em bom estado de saúde e sob os cuidados de sua principiante mãe, Mopani, no zoológico da cidade de Dubbo, situada a cerca de 400 quilômetros de Sydney.

"Parece que a primeira chuva em Dubbo após muitos meses contribuiu para o nascimento deste rinoceronte", afirmou um dos responsáveis do zoológico, Pascale Benoit, em comunicado de imprensa.

Benoit destacou que durante sua gravidez, Mopani contraiu a mesma doença desconhecida que, no último ano, matou outros quatro rinocerontes brancos no zoológico. No entanto, mesmo com a confirmação da doença, o filhote nasceu saudável.

Rinocerontes correm risco

A população de rinoceronte branco está ameaçada, entre outros motivos, pela caça ilegal por causa da grande procura pelos seus chifres, sobretudo na China, onde são apreciados dentro da medicina tradicional.

A Fundação Internacional Rinocerontes indicou que, desde 2006, 2.000 animais da espécie morreram na África pelas mãos dos caçadores, enquanto o crescimento de sua população chegou os níveis mais baixos em várias décadas. Segundo os analistas, a caça ilegal superará a taxa de natalidade dentro de pouco tempo se manter esse ritmo atual, com 300 animais mortos a cada ano.

O rinoceronte branco foi catalogado como espécie "quase ameaçada" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), embora a subespécie do Norte possivelmente poderia ter sida extinta em estado selvagem, já que o último animal foi visto em 2006.

Mais Meio Ambiente