Ameaçado de extinção, rinoceronte branco nasce em zoo da Austrália
Um rinoceronte branco, espécie ameaçada de extinção devido ao tráfico ilegal de seu chifre, nasceu na semana última no zoológico Taronga Western Plains, na Austrália, informou o centro nesta terça-feira (21).
O animal macho, que ainda não tem nome, encontra-se em bom estado de saúde e sob os cuidados de sua principiante mãe, Mopani, no zoológico da cidade de Dubbo, situada a cerca de 400 quilômetros de Sydney.
"Parece que a primeira chuva em Dubbo após muitos meses contribuiu para o nascimento deste rinoceronte", afirmou um dos responsáveis do zoológico, Pascale Benoit, em comunicado de imprensa.
Benoit destacou que durante sua gravidez, Mopani contraiu a mesma doença desconhecida que, no último ano, matou outros quatro rinocerontes brancos no zoológico. No entanto, mesmo com a confirmação da doença, o filhote nasceu saudável.
Rinocerontes correm risco
A população de rinoceronte branco está ameaçada, entre outros motivos, pela caça ilegal por causa da grande procura pelos seus chifres, sobretudo na China, onde são apreciados dentro da medicina tradicional.
A Fundação Internacional Rinocerontes indicou que, desde 2006, 2.000 animais da espécie morreram na África pelas mãos dos caçadores, enquanto o crescimento de sua população chegou os níveis mais baixos em várias décadas. Segundo os analistas, a caça ilegal superará a taxa de natalidade dentro de pouco tempo se manter esse ritmo atual, com 300 animais mortos a cada ano.
O rinoceronte branco foi catalogado como espécie "quase ameaçada" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), embora a subespécie do Norte possivelmente poderia ter sida extinta em estado selvagem, já que o último animal foi visto em 2006.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.