Topo

Chove quase metade do previsto de julho em uma noite em SP

Do UOL, em São Paulo

25/07/2013 09h18

São Paulo não teve a madrugada mais fria do ano nesta quinta-feira (25), mas a chuva que atingiu a cidade durante toda a noite manteve a sensação de frio intenso nas ruas.

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

Quem saiu cedo de casa encarou 8 graus Celsius (ºC), a média desde a noite de ontem, segundo dados da estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Mirante de Santana, na zona norte. Às 9h, a estação do Instituto cravou 8,2ºC, apontando uma lenta escalada de aquecimento para o restante do dia. A previsão é que a máxima não ultrapasse os 13ºC hoje.

A capital paulista registra, pela manhã, um acumulado de 19,2 milímetros de chuva, mais de 40% do que o Inmet previa de água em todo o mês de julho (45 mm). Mas como a chuva foi constante, e não houve picos na madrugada, os órgãos municipais não notificaram estados de atenção e alerta para as regiões de São Paulo. 

A umidade relativa do ar está agora em quase 80%, mas pode subir ainda, chegando até 98%, estima o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). O Centro afirma que As condições meteorológicas vão levar chuva intensa ao leste do Estado, ao planalto paulista e ao Vale do Paraíba até o fim da noite desta quinta.

A CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) confirma apenas um alagamento na cidade, ocorrido às 6h45, na avenida Presidente Wilson, no centro, e 14 semáforos apagados em decorrência da chuva.

Na sexta-feira (26), o dia será nublado, com pouco sol. A massa de ar frio começa a perder força e a temperatura passa a esquentar um pouco. Não há previsão de chuva forte e os termômetros variam entre 8ºC e 16ºC. 

Já no sábado (27), o dia começa com poucas nuvens e temperatura por volta dos 8ºC. Mas com o predomínio do sol e sem expectativa de chuva, a temperatura deverá subir até os 18ºC.

O domingo (28) começa com formação de neblina, o que restringe a visibilidade nas estradas e nos aeroportos da Grande São Paulo. Ainda pela manhã, a névoa se dissipa e o sol brilha entre poucas nuvens no restante do dia. Não há previsão de chuva, e os termômetros variam entre 9ºC e 20ºC.

Previsão do tempo de hoje

No litoral de SC e do PR, haverá sol entre nebulosidade variável. No nordeste do RS e leste de SC e do PR, o sol aparece com nebulosidade variável. No oeste do RS e oeste do PR, haverá céu claro. Nas demais áreas da região há o predomínio de sol. As temperaturas ficam baixas, com chance de ocorrência de geada em toda a região. Temperatura máxima: 16ºC no norte do PR. Temperatura mínima: -1ºC entre o norte do RS e o sul do PR.

No norte e noroeste de MG, haverá sol e poucas nuvens. No interior de MG, o tempo fica nublado com possibilidade de chuva. No sudeste de MG, no RJ e sul e leste de SP, aparecem muitas nuvens e chuva. No nordeste de SP e sul de MG, tempo nublado com pancadas de chuva. No oeste de SP, há o predomínio de sol. Nas demais áreas da região, aparece o sol entre nebulosidade variável. A temperatura fica baixa em grande parte da região, com chance de geada no oeste de SP. Temperatura máxima: 28°C no noroeste de MG. Temperatura mínima: 4°C no oeste de SP.

No norte do MT e GO, o tempo estará parcialmente nublado. Nas demais áreas, há o predomínio de sol. A temperatura estará baixa em grande parte da região. Temperatura máxima: 32ºC no norte de GO e nordeste de MT. Temperatura mínima: 1ºC no sul do MS.

No norte do AM e do PA, em RR e AP, a nebulosidade será variável com pancadas de chuva. No centro-sul do AM e oeste do PA, há variação de nebulosidade. Nas demais áreas, o tempo fica parcialmente nublado. A temperatura cai no sul de RO. Temperatura máxima: 35ºC no leste do PA. Temperatura mínima: 11°C no sul de RO.

No norte do AM e no oeste e nordeste do PA, em RR e no norte do AP, a tendência é de nebulosidade variável com pancadas de chuva isoladas. No AC e sudoeste do AM, deve ter variação de nebulosidade. No sudeste do AM , centro-sul do PA e no extremo norte de TO, há possibilidade de pancada de chuva à tarde.

No litoral entre SE e PE, haverá muitas nuvens e chuva periódica. No centro-norte do MA e norte do PI, na faixa leste do RN até o recôncavo baiano, no centro-norte do MA, e demais áreas do RN, da PB, de PE e sul da BA, há variação de nebulosidade. Nas demais áreas do Nordeste, o sol predomina. A temperatura fica estável. Temperatura máxima: 34ºC no interior do PI. Temperatura mínima: 18ºC no sul do PI. 

A umidade relativa do ar está agora em quase 80%, mas pode subir ainda mais, chegando até 98%, prevê o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) por causa da chuva, que deve cair até de noite.