Topo

Santa Catarina é o único Estado a ter temperaturas negativas nesta sexta, indica Inmet

Do UOL, em São Paulo

26/07/2013 13h26

Cidades em Santa Catarina foram as únicas a atingirem temperaturas mínimas negativas na manhã desta sexta-feira (26), segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A temperatura mais baixa foi registrada em Lages, onde os termômetros chegaram a -2ºC nesta manhã.

Vale lembrar que Santa Catarina foi um dos Estados mais atingidos pelo frio durante a semana: durante cinco dias nevou em 93 municípios e em 32 ocorreu chuva congelada.

Na quinta, 72 cidades em 12 Estados haviam batido recordes de frio do ano -- O valor mais baixo aconteceu em Santana do Livramento (RS), onde foi registrada a temperatura de -3°C.

No Rio Grande do Sul, a mínima nesta manhã foi de 1,6° em Santana do Livramento. Já no Paraná, Irati registrou 1°C. Em Minas Gerais, a cidade de São Lourenço teve 1° pela manhã. Em São Paulo, a temperatura mais baixa no Estado ocorreu em Campos do Jordão, com 3°C.

Previsão do tempo 
A tendência é de aumento das temperaturas nas regiões afetadas por uma grande massa de ar polar que chegou ao país na última segunda-feira. No Paraná, no entanto, uma frente fria ficou estacionada e pode provocar fortes chuvas nesta sexta.

É esperada nesta sexta muita nebulosidade na faixa litorânea de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro. No recôncavo Baiano podem ocorrer acúmulos significativos da nebulosidade até o litoral da Paraíba.

Também haverá muita nebulosidade com curtos períodos de sol e chuva isolada pode ocorrer no leste do Rio de Janeiro, sudeste de Minas Gerais, centro-sul do Espírito Santo, centro-leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, centro-leste de Pernambuco e centro-leste da Paraíba.

Já na faixa leste de São Paulo, Paraná e Santa Catarina a nebulosidade pode variar. Nas demais áreas do sul, do sudeste e em todo o centro-oeste haverá predomínio de sol.

Na região Norte pode ocorrer pancada de chuva com curta duração, especialmente no norte do Amazonas, Roraima, centro-norte do Pará, norte de Tocantins e Amapá.