Rio registra temperatura mais baixa do ano, informa prefeitura
O Alerta Rio, sistema de meteorologia da prefeitura do Rio de Janeiro, registrou nesta terça-feira (30) a temperatura mais baixa do ano na capital, de acordo com a medição das estações automáticas da rede. O recorde, de 11,3 graus Celsius (ºC), foi registrado por volta das 6h na unidade do Alto da Boa Vista, na zona norte da cidade.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no entanto, a temperatura informada pelo Alerta Rio não foi a menor de 2013. E nem mesmo desta terça, quando os termômetros chegaram a 11ºC, entre as 5h e as 6h, na Vila Militar. Segundo o órgão nacional, o recorde de frio em 2013 ocorreu no último domingo (28), quando foi registrado temperatura de 10,4°C, também na Vila Militar.
O UOL questionou o Alerta Rio sobre a diferença dos dados em relação aos do Inmet e foi informado que o sistema municipal só pode responder pelas medições nas suas estações. A rede possui ainda bases meteorológicas nos bairros de Guaratiba e de São Cristóvão.
Massa de ar seco
Segundo o sistema da prefeitura, as baixas temperaturas na madrugada e no início da manhã foram causadas pela atuação de uma massa de ar seco e pela redução de nebulosidade no período, que causaram maior perda de calor da superfície para a atmosfera.
Ao longo do dia, um sistema de alta pressão e a entrada de ventos mais quentes na direção norte na cidade reduziram a nebulosidade, elevando, assim, as temperaturas na região.
A previsão meteorológica do Inmet para o município é de mínima de 11ºC e máxima de 25ºC - a menor temperatura máxima do dia foi de 25,2ºC, segundo o Inmet, registrado às 16h.
Conforme informações do Alerta Rio, o predomínio será de céu parcialmente nublado ao longo do dia e sem previsão de chuva. Já para a quarta-feira (31), o órgão prevê temperaturas entre 12°C e 27°C, com sol e poucas nuvens, e névoa úmida em áreas isoladas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.