Ativistas do Greenpeace sobem em plataforma de petróleo no Ártico
Dois ativistas do Greenpeace conseguiram subir nesta quarta-feira (18) em uma plataforma de petróleo da empresa russa Gazprom no Ártico para protestar contra o perigo da exploração de combustível na região.
A guarda costeira interceptou um bote do Greenpeace que seguia para a plataforma Prirazlomnaia do mar de Pechora, no Ártico russo. Dois militantes foram detidos, mas outros dois conseguiram alcançar a plataforma e se prenderam ao local com cordas, informou a organização ecológica.
"A Gazprom pretende iniciar a produção na plataforma Prirazlomanaia no primeiro trimestre de 2014, com o risco de provocar um vazamento de petróleo em uma área na qual existem três reservas naturais protegidas pela lei russa", destacou o Greenpeace.
Segundo a organização, a Gazprom será "a primeira empresa a produzir petróleo nas águas glaciais da região".
A Rússia tem como prioridade a exploração do Ártico, uma gigantesca área rica em combustíveis que ainda não foi explorada.
O Greenpeace também acusa as grandes empresas ocidentais de um trabalho conjunto com a Rússia, aproveitando a legislação ambiental menos exigente de Moscou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.